A Igreja Paroquial de Avelãs de Cima tem como Padroeiro São Pedro desde o século XII, mais concretamente desde o ano de 1173, ano em que foi fundada, sendo então o Orago Santa Maria e São Pedro.
No ano de 1574 a igreja pertence ao Padroado Real e integra a Diocese de Coimbra.
É em 1714 que se dá a reedificação da igreja, estando a cargo da obra o Padre Sebastião Pereira Miranda Henriques. Na segunda metade do século XVIII realiza-se a cobertura da torre.
Em desenvolvimento longitudinal com uma planta retangular, é constituída por nave e capela-mor retangulares, com a capela-mor mais pequena e estreita.
Adossado ao templo na fachada norte, a sacristia e anexos. Existe ainda a torre sineira quadrada num plano recuado em relação à fachada principal.
A fachada principal em frontão triangular é delimitada por cunhais apilastrados encimados por pináculos piramidais.
O portal é em verga reta, ladeado por colunas dóricas decoradas com folha de acanto. O friso do entablamento está decorado, com remate de um frontão interrompido e acompanhado por dois altos pináculos. Sobrepõe-se um nicho de duas colunas coríntias ladeadas por aletas, entablamento e frontão curvo interrompido.
As janelas flanqueiam a parte central, são encimadas por frontões angulares interrompidos com pináculo ao centro e sobrepõe lápides cercadas de molduras. Finaliza com o remate em frontão triangular e com pináculos laterais e cruz latina ao centro.
O interior com o coro-alto apoiado em três arcos de cantaria e batistério sob a torre.
Possui quatro retábulos, dois dos quais são colaterais ao arco triunfal e os restantes laterais, todos em talha dourada. O teto é em madeira formado por caixotões.
A capela-mor é formada por um lambril de azulejos policromados de recruzetados e florões, coberta com abóbada de aresta. O retábulo-mor é em talha dourada.
Este ponto está situado na localidade São Pedro, na freguesia Avelãs de Cima.
(Distância: 2 m SE)
(Distância: 389 m W)
(Distância: 863 m SE)
Acredita-se que esta localidade é mais velha que a própria fundação da Nacionalidade, referenciada no século X como Canelas. No século XII Avelãs de Cima já era Freguesia e viria a pertencer ao Infante D. Pedro, que integrou nas Terras do Vouga e, em 1288, já era julgado.
(Distância: 882 m SE)
(Distância: 1 km SW)
Esta fonte está situada perto da Capela de Nossa Senhora das Neves, num nível mais baixo e na parte de trás da capela, a que se acede por uma escadaria.
(Distância: 1 km SW)
Uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora das Neves, localizada em Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, é uma obra do século XVI.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SW)
É um pequeno cruzeiro situado no centro da povoação de Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, junto da estrada M605.
(Distância: 2 km NE)