Com uma atribuição cronológica entre os séculos XV a XVIII, com campanhas de obras durante os séculos XVIII e XIX que alteraram bastante a igreja inicial. Uma lápide de S. Cucufate do século XII acompanha a Igreja Paroquial da Moita.
Desde aquela época a igreja era dedicada a S. Cucufate, mantendo-se até ao século XV, sendo a partir daí dedicada a São Tiago.
A torre da Igreja de São Tiago é do século XVIII, numa capela lateral encontra-se um túmulo do século XV e o púlpito remonta ao século XVII. Assim se demonstra que o templo sofre uma variação de elementos dos mais variados tempos.
No sentido leste/oeste que a Igreja de São Tiago se edifica, apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita. Adossada ao templo na fachada sul uma cobertura que se liga à torre sineira e, no lado oposto, a sacristia e anexos.
A fachada em empena triangular está delimitada por pilastras nos cunhais, com remate de pináculos piramidais.
O portal é em verga reta encimado por uma cimalha. Segue-se uma janela lobulada para iluminação do interior.
A torre igualmente delimitada por pilastras nos cunhais, com remate em pináculos também piramidais. Remate com a cobertura em bolbo.
Este ponto está situado na localidade Moita, na freguesia Moita.
(Distância: 537 m NE)
(Distância: 566 m NE)
(Distância: 595 m NE)
(Distância: 611 m SE)
(Distância: 717 m E)
Moita é referenciada no século X, durante a primeira reconquista. Após a Nacionalidade, Moita tornou-se num Concelho Medieval, cuja sede era no lugar de Ferreiros. Em 1210 recebeu a carta de Foral e Couto do rei D. Sancho I, confirmado no ano de 1514 pelo rei D. Manuel, iniciado pelo lugar de Carvalhais.
(Distância: 795 m E)
Uma capela que se encontrava em ruínas, foi doada pelos herdeiros dos anteriores proprietários à Igreja de Moita e depois restaurada para o que se vê atualmente. Destaca-se a porta da fachada encimada por uma janela que é ladeada por painéis de azulejos.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km W)
Museu instalado no Palacete dos Seabra de Castro, com uma capela adossada.
(Distância: 1 km W)
A Câmara Municipal de Anadia é o órgão autárquico máximo deste concelho que abrange quinze freguesias, com uma população de 27.532 habitantes, segundo os Censos de 2021. As termas da Curia e a produção de vinho da Bairrada são dois exemplos mais significativos do Concelho.
(Distância: 1 km W)