Este ponto está situado na localidade Carvalhais, na freguesia Moita.
(Distância: 33 m S)
(Distância: 49 m E)
(Distância: 566 m SW)
Construída no século XV, teve obras diversas até ao século XIX que alteraram bastante a igreja inicial. Inicialmente dedicada a S. Cucufate, a partir do século XV foi dedicada a São Tiago. Destaca-se a torre sineira e a escadaria que dá acesso ao adro da igreja.
(Distância: 752 m SE)
Moita é referenciada no século X, durante a primeira reconquista. Após a Nacionalidade, Moita tornou-se num Concelho Medieval, cuja sede era no lugar de Ferreiros. Em 1210 recebeu a carta de Foral e Couto do rei D. Sancho I, confirmado no ano de 1514 pelo rei D. Manuel, iniciado pelo lugar de Carvalhais.
(Distância: 828 m SE)
Uma capela que se encontrava em ruínas, foi doada pelos herdeiros dos anteriores proprietários à Igreja de Moita e depois restaurada para o que se vê atualmente. Destaca-se a porta da fachada encimada por uma janela que é ladeada por painéis de azulejos.
(Distância: 973 m S)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 2 km W)
Fonte de Mergulho e Lavadouro, dois elementos raramente vistos nas cidades, este conjunto está situado na rotunda em frente do Centro Cultural e da Igreja. A Fonte em espaldar de onde saem duas bocas e o Lavadouro formado por um grande tanque retangular com o acesso feito por três degraus.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
A Câmara Municipal de Anadia é o órgão autárquico máximo deste concelho que abrange quinze freguesias, com uma população de 27.532 habitantes, segundo os Censos de 2021. As termas da Curia e a produção de vinho da Bairrada são dois exemplos mais significativos do Concelho.