Este ponto está situado na localidade Avelãs de Cima, na freguesia Avelãs de Cima.
(Distância: 16 m NE)
(Distância: 291 m NW)
(Distância: 311 m NW)
Acredita-se que esta localidade é mais velha que a própria fundação da Nacionalidade, referenciada no século X como Canelas. No século XII Avelãs de Cima já era Freguesia e viria a pertencer ao Infante D. Pedro, que integrou nas Terras do Vouga e, em 1288, já era julgado.
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
Esta igreja foi fundada no século XII, mais concretamente no ano de 1173, sendo então o Orago Santa Maria e São Pedro. É em 1714 que se dá a reedificação da igreja e na segunda metade do século XVIII realiza-se a cobertura da torre. No interior destaca-se os cinco altares em talha dourada.
(Distância: 1 km W)
Esta fonte está situada perto da Capela de Nossa Senhora das Neves, num nível mais baixo e na parte de trás da capela, a que se acede por uma escadaria.
(Distância: 1 km W)
Uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora das Neves, localizada em Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, é uma obra do século XVI.
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km W)
É um pequeno cruzeiro situado no centro da povoação de Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, junto da estrada M605.
(Distância: 2 km W)
Situada na junção de uma rua local com a estrada principal, quase que como de isolamento, a Capela de Pereiro mostra a porta principal na fachada principal, com a sineira no canto, e a porta e duas janelas a ladearem, na fachada esquerda.