Acredita-se que esta localidade é mais velha que a própria fundação da Nacionalidade, em que na zona a localidade de Canelas estava referenciada no século X. No século XII Avelãs de Cima já era Freguesia com Igreja de invocação de São Pedro e São Paulo, os Apóstolos.
Entretanto Avelãs de Cima, com o seu topónimo do fruto proveniente das aveleiras, viria a pertencer ao Infante D. Pedro, que integrou nas Terras do Vouga e, em 1288, já era julgado.
Uma localidade sempre privilegiada, foi Concelho Medieval abrangendo uma grande parte do território. Recebeu três forais, dois dos quais velhos pelos reis D. Dinis e D. Afonso e um novo, já no século XVI, pelo rei D. Manuel. Este privilégio havia de se extinguir em 1836, a favor da restauração do concelho de Anadia.
A importância de Avelãs de Cima atravessou a Idade Média como uma Freguesia grande, com uma situação geográfica favorável, o que se manteve até à segunda metade do século XIX.
Este ponto está situado na localidade Avelãs de Cima, na freguesia Avelãs de Cima.
(Distância: 21 m SE)
(Distância: 302 m SE)
(Distância: 311 m SE)
(Distância: 860 m NW)
(Distância: 863 m NW)
Esta igreja foi fundada no século XII, mais concretamente no ano de 1173, sendo então o Orago Santa Maria e São Pedro. É em 1714 que se dá a reedificação da igreja e na segunda metade do século XVIII realiza-se a cobertura da torre. No interior destaca-se os cinco altares em talha dourada.
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km W)
Esta fonte está situada perto da Capela de Nossa Senhora das Neves, num nível mais baixo e na parte de trás da capela, a que se acede por uma escadaria.
(Distância: 1 km W)
Uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora das Neves, localizada em Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, é uma obra do século XVI.
(Distância: 1 km W)
É um pequeno cruzeiro situado no centro da povoação de Neves do Pinheiro, freguesia de Avelãs de Cima, junto da estrada M605.
(Distância: 2 km N)