A usufruir da boa posição geográfica, Vilarinho do Bairro é referenciado como terra bastante antiga, remetendo as primeiras referências para o século XI em que a localidade na altura era simplesmente conhecida sem o determinativo "Bairro". Estava na relação das propriedades do Mosteiro de Vacariça.
Esta importância que Vilarinho do Bairro adquiriu permitiu que o rei D. Manuel I concedesse o foral à localidade em 1514, criando assim um pequeno concelho e concedendo certos privilégios administrativos aos habitantes.
Ficou a gozar do mesmo prestígio como as suas vizinhas freguesias na mesma situação de forais, até ao século XIX. Pela reforma de Passos Manuel voltou a ser concelho em 1836 mas apenas por um mês. Nova reforma administrativa fez com que Vilarinho do Bairro pertencesse a São Lourenço do Bairro, e em 1853 passou a ser definitivamente uma freguesia de Anadia.
Este ponto está situado na localidade Arrôta, na freguesia Vilarinho do Bairro.
(Distância: 143 m NE)
A igreja tem como padroeiro o Arcanjo São Miguel, está datada do século XVIII mas poderá ser mais antiga, considerando outras igrejas da região e tendo em conta que a localidade é referenciada no século XI. Destaca-se a torre sineira quadrada com a cobertura em bolbosa.
(Distância: 172 m SW)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 3 km SW)