A igreja, que tem como padroeiro o Arcanjo São Miguel, está datada do século XVIII mas poderá, a exemplo de outros templos religiosos da região, ter uma cronologia muito mais antiga.
Esta localidade de Vilarinho do Bairro remonta a uma antiguidade ao século XI, significando que o templo religioso poderá remontar a um período mais recuado.
De planta retangular, é formada por uma nave retangular e capela-mor mais pequena e estreita.
Adossados ao templo, dois anexos paralelamente opostos e iguais, nas fachadas da direita/esquerda. À direita e no mesmo plano da fachada principal, a torre sineira quadrada com a cobertura em bolbosa.
A fachada principal em frontão triangular é flanqueada por pilastras e rematada por pináculos piramidais. O portal é rasgado em arco abatido, encimado por uma moldura, e uma janela retangular de moldura igualmente abatida e com uma cimalha na parte superior.
Este ponto está situado na localidade Arrôta, na freguesia Vilarinho do Bairro.
(Distância: 143 m SW)
Vilarinho do Bairro teve as primeiras referências no século XI em que a localidade era apenas "Vilarinho". D. Manuel I concedeu foral à localidade em 1514, criando assim um pequeno concelho que foi depois extinto e recuperado em 1836 e de novo extinto, pertencendo então a São Lourenço do Bairro e finalmente a Anadia.
(Distância: 315 m SW)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km SE)