De Nossa Senhora de Assunção de Ancas, o nome pela qual era assim chamada a antiga localidade de Ancas, é atribuída atualmente à protetora da igreja como da aldeia.
Seguindo a informação de que a igreja sofreu uma campanha de obras de reforma no século XVII, mais concretamente em 1689, pode-se concluir que a edificação da mesma se deu na primeira metade do século XVII, ou até se recuarmos um pouco, do século XVI.
Cingindo-se apenas a este pedaço de cronologia, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção dispõe-se de leste para oeste, com a fachada para este segundo ponto cardeal.
De uma simplicidade e com uma planta retangular, é constituída por nave e capela-mor e a sacristia adossada à esquerda.
À direita da fachada principal e no mesmo plano situa-se a torre sineira quadrada delimitada por cunhais apilastrados e nas quatro faces as aberturas em arco de volta perfeita que albergam os sinos. A cobertura é piramidal, e acantonadas de pináculos como os da frontaria.
A fachada em empena triangular é delimitada por cunhais em pilastra dominados de pináculos em formas piramidais. O rasgo da porta é em verga reta e breve cornija, e encimado por uma janela de coro.
Este ponto está situado na localidade Ancas, na freguesia Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.
(Distância: 14 m SW)
O Cruzeiro Paroquial de Ancas situa-se no adro da Igreja Matriz, e mostra a sua singularidade de simplicidade, remontando ao ano de 1668. É constituído por uma base de alçado quadrado em que se eleva, sobre um soco também quadrado, o fuste liso e o cruzeiro.
(Distância: 165 m N)
A foto espelha bem a originalidade de uma freguesia em manter forçosamente o seu poço, inclusivamente recuperado, no meio de um largo. Era necessário, com a alavanca existente, puxá-la para cima e para baixo para se obter a água, o que atualmente se resume a abrir uma torneira.
(Distância: 372 m N)
(Distância: 648 m W)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km S)