Um dos cenários mais gratificantes e maravilhosos, não muito comum na atualidade para uma entrada de cidade, não só pelo fresco que inicialmente demonstra à chegada dos visitantes, mas pelo que representa de certa forma uma antiguidade, com as respetivas vivendas marcadamente da época.
Esta entrada da cidade, que antigamente se limitava a uma estrada nacional ou até mesmo municipal, está agora considerada como uma Avenida com a denominação em homenagem ao homem da terra, José Luciano de Castro.
Na transição entre a Praça do Município e o início da Av. José Luciano de Castro nota-se uma série de casas correspondentes ao início do século passado, como se pode ver o exemplo da foto.
Este ponto está situado na localidade Anadia, na freguesia Arcos e Mogofores.
(Distância: 44 m E)
(Distância: 62 m E)
Um memorial situado ao centro da Praça Visconde Seabra, é um memorial do Concelho de Anadia aos Mortos da Grande Guerra. Na base estão inscritos os nomes dos comemorados.
(Distância: 63 m E)
A praça central de Anadia, tem à sua volta a Câmara Municipal a leste e o Tribunal a oeste e diversas lojas e restaurantes. Nesta praça inicia a Avenida José Luciano de Castro, uma avenida ladeada por árvores e casas ou solares antigos.
(Distância: 93 m E)
O nome de São Sebastião já vem pelo menos de 1696, atribuído então a uma ermida. Na segunda metade do século XIX a Capela de São Sebastião passou a municipal. Em 1910, com a criação da Misericórdia de Anadia, esta capela passa a pertencer-lhe. Dado o mau estado, pretende-se derrubar e reconstruir noutro local, tendo no entanto obras de beneficiação.
(Distância: 126 m SE)
(Distância: 140 m NE)
José Luciano de Castro, nascido em Aveiro, foi um benfeitor da cidade de Anadia onde se tornou conhecido. Licenciado em direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se como jurisconsulto, jornalista e político. Foi fundador da Santa Casa da Misericórdia e destacado nas termas da Curia e nos espumantes da Bairrada.
(Distância: 146 m NE)
As Villas, construções dos finais do século XIX, princípios do XX, são um pouco idênticas a um condomínio fechado, em há um aglomerado de casas pequenas que geralmente estão construídas em U ou, em outros casos, em linha reta com uma dúzia de casas.
(Distância: 159 m NE)
A Câmara Municipal de Anadia é o órgão autárquico máximo deste concelho que abrange quinze freguesias, com uma população de 27.532 habitantes, segundo os Censos de 2021. As termas da Curia e a produção de vinho da Bairrada são dois exemplos mais significativos do Concelho.
(Distância: 176 m S)
(Distância: 199 m E)
Museu instalado no Palacete dos Seabra de Castro, com uma capela adossada.