Segundo as informações da resenha histórica da freguesia, esta é efetivamente uma freguesia recente. Deixou de pertencer à freguesia de Sangalhos em 1928, tendo pertencido anteriormente a um antigo concelho de São Lourenço do Bairro.
No entanto, o interessante nome adotado até agora de Amoreira de Gândara leva os historiadores a pensar se realmente é uma lenda ou se é uma história verdadeira.
Reza a história que um homem muito rico, e dono daquela zona toda, mandou o seu criado para aqueles terrenos para fazer uma casa e cultivar os terrenos. Acontece que a zona era constituída por gândaras ou seja, por plantas agrestes.
Perante semelhante situação, o criado cortou as matas e tudo o mais, ao ponto de conseguir a casa e terreno para cultivar. A longo dos anos foram-se juntando famílias ao dito criado, que acabaram com formar uma localidade.
Sem ninguém perceber, em algumas árvores foram surgindo amoreiras de frutos roxos, excetuando uma que dava amoras brancas, sendo a maior árvore e mais bonita. Assim nasceu o nome e, no lugar da amoreira branca, situa-se a Igreja Paroquial.
Em 2013, com a reorganização administrativa, esta freguesia ficou agregada com Paredes do Bairro e Ancas, formando a União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas, com sede em Paredes do Bairro.
Este ponto está situado na localidade Amoreira da Gândara, na freguesia Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.
(Distância: 183 m NW)
(Distância: 196 m NW)
(Distância: 261 m NW)
A edificação da Igreja Paroquial de Amoreira de Gândara, segundo a tradição, ocorreu sobre o local onde existiu uma amoreira branca. Igreja com orago de São Martinho devido ao facto de, quando a localidade se tornou freguesia, se ter fixado na antiga capela de seu nome São Martinho.
(Distância: 538 m E)
Um marco ou vértice geodésico permitiu o estudo e medição territorial na sua latitude, longitude e altitude, antes dos atuais modernos sistemas e aparelhos GPS. Por já não terem a sua função original, servem agora apenas como ponto de curiosidade ou elemento turístico.
(Distância: 1 km S)
(Distância: 2 km W)
Uma pequena capela com uma torre sineira proporcionalmente grande, a fachada é aberta pela grande porta principal e uma pequena porta na torre.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km W)
O agradável Parque ou Jardim de Rio Novo está equipado com um lago artificial, relvado, parque de merendas e campo de ténis, permite passar um dia excelente para jogar, passear, conviver, tudo o mais, incluindo com crianças que têm o seu espaço próprio.
(Distância: 3 km SE)