Aguim, um interessante nome e um pouco fora do vulgar na sua expressão revertendo para um topónimo que nos encaminha para uma tradução de "Quinta do Aquilino", com derivação de Aqulini e Villa Aquilini.
No entanto as origens da expressão Aguim acabam por confundir com as origens da povoação, em que ambas resultam da ocupação romana que se deu entre os séculos I a V d.C. nesta zona.
Segundo reza a história, Aguim teve o seu momento de quase desaparecimento. As notícias referentes à localidade surgiram apenas em pleno Idade Média. Entrepôs-se no quase desaparecimento de Aguim a ocupação não só dos muçulmanos como das invasões bárbaras, provenientes dos reinos suevos e visigóticos.
Entrada a época medieval, no início do reino de Portugal, Aguim foi instituído couto a favor da Sé de Coimbra, instaurado pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Como prática comum na altura, Aguim servia de doação para personagens de prestígio.
Com a reorganização administrativa de 2013, Aguim ficou agregada a Tamengos e Óis do Bairro, formando a União das freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro com sede na primeira.
Este ponto está situado na localidade Aguim, na freguesia Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.
(Distância: 307 m N)
Uma edificação de casa nobre para residência da Família dos Cerveiras, da primeira metade do século XIX, a Casa da Quinta do Tanque é um solar residencial urbano tendo adossada à direita a pequena capela longitudinal e à esquerda o portal monumental.
(Distância: 323 m NE)
Capela totalmente renovada recentemente
(Distância: 327 m N)
Uma edificação que remonta entre os séculos XVI e XVIII, sendo por isso um estilo barroco, tem como orago a Nossa Senhora do Ó ou da Expectação. Destaca-se a torre sineira com os pináculos em relevo nas pilastras, com ventanas para os sinos nas quatro faces, e terminada em bolbo.
(Distância: 329 m N)
(Distância: 814 m W)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 2 km W)
Em 1064 houve a primeira referência à Igreja de São Pedro de Tamengos, quando esta constava na relação de bens do Mosteiro de Vacariça, sendo novamente referida em 1140. A data de edificação atribuída ao templo atual é o século XVIII (1716), conforme a inscrição na porta principal.