Uma edificação que se realizou em Aguim, tem como orago a Nossa Senhora do Ó ou da Expectação.
Um templo religioso cuja construção remonta entre os séculos XVI e XVIII, sendo por isso um estilo barroco.
A igreja é edificada longitudinalmente com a fachada orientada a sul e com uma planta retangular formada por nave e capela-mor. Adossada a esta, no lado esquerdo e no mesmo plano da fachada, a torre sineira quadrada com remate em bolbo.
A fachada principal é em empena triangular, delimitada por cunhais com remate de pináculos piramidais em base prismática. Na torre sineira, os pináculos são em relevo nas pilastras.
Os rasgos são feitos pelo portal em moldura reta encimada por um frontão de aletas com um pequeno nicho albergando uma imagem da protetora Senhora do Ó. Janela contracurvada com a moldura a acompanhar.
Este ponto está situado na localidade Aguim, na freguesia Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.
(Distância: 17 m W)
(Distância: 73 m SW)
Uma edificação de casa nobre para residência da Família dos Cerveiras, da primeira metade do século XIX, a Casa da Quinta do Tanque é um solar residencial urbano tendo adossada à direita a pequena capela longitudinal e à esquerda o portal monumental.
(Distância: 327 m S)
O termo Aguim pode ter origem na tradução de "Quinta do Aquilino", com derivação de Aqulini e Villa Aquilini, ou na ocupação romana que se deu entre os séculos I a V d.C. nesta zona. Aguim quase desapareceu até ser instituído couto a favor da Sé de Coimbra, instaurado pelo rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
(Distância: 344 m SE)
Capela totalmente renovada recentemente
(Distância: 725 m W)
(Distância: 955 m NE)
(Distância: 977 m NE)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)