Contudo esta viria a formar um pequeno concelho, perante o foral que recebeu do Rei D. Manuel em 1514.
Em 1832 Serém veio a perder este título, contribuindo também para o desconhecimento do local até data incerta, mantendo-se o pelourinho erguido.
O pelourinho é formado por um fuste octogonal de faces lisas, erguendo-se sobre dois degraus quadrangulares em cantaria e uma base cúbica de arestas chanfradas e bastantes desgastadas.
O capitel é um prisma cujas faces representam escudos apontados, lisos em três lados e esculpidos com as armas de Portugal na face frontal.
Este pelourinho está situado em Serém de Cima.
Desde o ano de 1933, está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Serém de Cima, na freguesia Macinhata do Vouga.
(Distância: 425 m SE)
(Distância: 477 m E)
Deste Convento Franciscano Capucho da Província de Santo António, datado do século XVII, atualmente só resiste a igreja e umas paredes adossadas a esta, pertencentes ao convento.
(Distância: 582 m E)
(Distância: 647 m E)
(Distância: 1 km SE)
Um museu fundado em 1981 mostra o espólio das companhias ferroviárias Nacional e Vale do Vouga. Está situado na estação de Macinhata do Vouga, do Ramal de Aveiro da Linha do Vouga.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
Dedicada a São Cristóvão, pertencia à antiga freguesia de São Cristóvão de Macinhata até ser integrada no concelho de Águeda e mudar de nome para Macinhata do Vouga.
(Distância: 1 km SE)
Datado do século XVII, é composto por um fuste sobre um pedestal e três degraus. Termina com uma cruz.
(Distância: 2 km E)
A Igreja Paroquial de Macinhata do Vouga, dedicada a São Cristóvão, foi reconstruída no século XIX. Acede-se por uma escadaria antecedida por um cruzeiro do século XVII.