O cruzeiro é composto por uma caixa retangular de madeira pintada de branco com a porta e as faces laterais de vidro, contendo a Cruz de Cristo. A caixa assenta sobre um fuste e base de secção quadrada.
O conjunto está protegido por uma cúpula quadrada sobre quatro colunas toscanas sobre pedestais, formando um alpendre aberto.
A cúpula piramidal termina num pináculo também piramidal e tem na base a inscrição:
"AM[A]RO. G[OME]S. E SVA MO[LHE]R. MANDOV. FAZER. ESTE. CRVZEIRO. E. P[EDR]O. FR[ANCIS]CO. E CVA / MO[LHE]R. O M[AN]DO. COBR[I]R DE SVA.DEVASAÕ."
Este ponto está situado na localidade Paredes, na freguesia Águeda e Borralha.
O Cruzeiro está situado na junção da Rua Maria Aguiar da Cruz com a Estrada Nacional N230, Rua 5 de Outubro.
(Distância: 113 m W)
(Distância: 211 m E)
Com o mesmo nome da cidade que atravessa, o rio Águeda tem a sua nascente na Serra do Caramulo, num lugar da freguesia de Varzielas.
(Distância: 219 m NE)
Um jardim na cidade com espaço para passeio, desporto, e tudo o mais. Sendo a maior área verde da cidade, tem um pequeno parque de merendas com algumas mesas para piquenique.
(Distância: 326 m E)
(Distância: 354 m E)
(Distância: 363 m E)
Uma fonte situada junto da ponte é espaldada com um painel de azulejos onde está representada uma nora para tirar água de um poço e a respetiva conduta da água.
(Distância: 370 m E)
Uma ponte sobre o rio Águeda que é atravessada pela antiga estrada N1 que levava de Lisboa ao Porto antes da existência da autoestrada A1.
(Distância: 384 m E)
Um largo e rua da zona histórica da cidade de Águeda, reservada unicamente para pessoas, sem acesso aos veículos automóveis.
(Distância: 398 m E)
(Distância: 399 m E)
Uma casa nobre residencial, provavelmente do século XVII, destaca-se a torre. Hoje é o Conservatório de Música de Águeda.