Igreja dedicada a Santo Adrião, maneirista, de construção anterior ao século XIII e reconstruída no século XVII, é composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita do que o corpo da igreja. No século XIX foi construída a torre sineira e renovada a igreja.
A fachada principal e a torre sineira são revestidas a azulejo de padrão geométrico azul e branco. São ladeadas por cunhais encimados por pináculos piramidais terminados em esfera. A fachada termina em empena terminada numa cruz.
O portal principal é encimado por um nicho ladeado por pilastras. O nicho é sobreposto por friso e cornija sobrepostos de uma cruz ladeada por pináculos. O nicho é ladeado por janelas retangulares para iluminação do coro.
A torre sineira adossada à esquerda, em dois registos, tem no segundo registo ventanas para os sinos em arco de volta perfeita, com sinos nas faces frontal e laterais. Na face oeste é encimada por um relógio.
O interior da igreja é revestido a azulejo monocromático azul e branco. Completam a nave o coro-alto com acesso pelo lado do Evangelho e o púlpito do mesmo lado, tal como o batistério que se situa no corpo da torre sineira.
O retábulo-mor em talha dourada barroca nacional incluído na capela-mor separada da nave por arco de volta perfeita encimado por um painel de azulejos representando Jesus entre os doutores.
Este ponto está situado na localidade Óis da Ribeira, na freguesia Travassô e Óis da Ribeira.
(Distância: 196 m NW)
A Fonte e o Cruzeiro de Óis da Ribeira estão situados num pequeno espaço ajardinado.
(Distância: 482 m W)
(Distância: 590 m NE)
(Distância: 768 m W)
A Capela de Santo António foi possivelmente construída no século XVII e reconstruída em 1955, uma capela maneirista de transição para o barroco, de planta longitudinal.
(Distância: 781 m NE)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km E)
Uma capela maneirista localizada no extremo sudoeste da localidade de Casal do Álvaro, é composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita em planta longitudinal.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km E)
Um cruzeiro de provável construção do século XVIII situado numa intersecção de vários ruas, é formado por uma base de quatro degraus com o plinto sobreposto por uma cruz latina.
(Distância: 1 km N)
Este é um dos cruzeiros em Travassô, mais pequeno que o principal, no meio de um encontro de ruas.