Aqui está mais uma extraordinária cidade romana de seu nome Talabriga, fazendo parte de três civitates que dividiam o território até ao Mondego. Está situada no cimo de um cabeço sobranceiro ao rio Mondego, mantendo a sua posição estratégica, evidenciando um domínio sobre a paisagem circundante, incluso a via que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga).
A cidade Romana tem o seu tempo compreendido entre os séculos I a.C. e V d.C., tendo sido o aproveitamento de um povo fortificado do tempo da Idade do Ferro, com o testemunho confirmado da configuração de uma habitação circular.
Esta estação arqueológica está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1947.
Este ponto está situado na localidade Lamas do Vouga, na freguesia Trofa, Segadães e Lamas do Vouga.
(Distância: 106 m NW)
(Distância: 574 m SW)
Um local com muitas sombras e um parque de merendas onde se pode passar uma boa parte do dia. Salienta-se a Ponte Medieval.
(Distância: 636 m W)
A Igreja Matriz ou Paroquial de Lamas do Vouga, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, situa-se num local elevado acima de toda a povoação, sendo visível da estrada N1 que lhe passa perto
(Distância: 843 m N)
(Distância: 962 m E)
(Distância: 995 m E)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km N)
Datado do século XVII, é composto por um fuste sobre um pedestal e três degraus. Termina com uma cruz.
(Distância: 2 km N)
Dedicada a São Cristóvão, pertencia à antiga freguesia de São Cristóvão de Macinhata até ser integrada no concelho de Águeda e mudar de nome para Macinhata do Vouga.