A Pateira, o ex-libris de Fermentelos e do concelho de Águeda, foi um braço de mar, anterior à Ria de Aveiro, onde desaguavam os rios Cértima, Águeda e Vouga, sendo fechado pelos aluviões desses mesmos rios. A Pateira poderá ter sido formada no final do século XV.
Desde sempre a região à volta da Pateira foi uma área muito rica em fauna e flora, sendo até utilizada para caça ao javali no tempo do rei D. Manuel I. O termo "Pateira" significa e representa a abundância de patos.
É um ecosistema que inclui diversas espécias de plantas, incluindo desde diversos tipos de árvores até fungos.
Encontram-se ali espécies diferentes de aves, como o pato, garça, águia, milhafre, entre muitos outros, bem como diversas espécies de peixes, alguns atingindo a dimensão de um metro, e de moluscos bivalves. Igualmente é um excelente habitat de répteis e anfíbios, bem como de mamíferos como a lontra, raposa, coelho, javali, ouriço-cacheiro ou a toupeira.
A Pateira ocupa atualmente uma área de cerca de 5 km2. Atinge os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, com predominância no primeiro.
Foi objeto de diversas ações de conservação e proteção da natureza, incluindo remoção de plantas invasoras, para a Requalificação Ambiental e Paisagística da maior lagoa natural da Península Ibérica. Foi também realizada a normalização do leito, removendo os sedimentos acumulados em excesso, e a construção de um açude na confluência com o rio Águeda.
Foram criados percursos para passeio a pé, de cavalo ou bicicleta, e locais para observação de aves e de plantas, e ainda para a pesca. Inclui também um parque de merendas.
Como atividades, é possível o passeio a pé, de bicicleta ou cavalo, bem como o passeio de barco e canoagem, além do descanso observando a pateira e tudo o que a rodeia.
Este ponto está situado na localidade Fermentelos, na freguesia Fermentelos.
(Distância: 547 m NE)
(Distância: 874 m SW)
Igreja dedicada a Santo André é uma construção do início do século XX, mas que inclui altares em talha dourada dos séculos XVI e XVIII, cuja origem se desconhece
(Distância: 903 m W)
Junta de Freguesia de Fermentelos - Sala 1 455, R. Miradouro 13, 3750-455 Fermentelos
(Distância: 906 m SW)
Situado numa rotunda no centro da localidade, o cruzeiro está protegido por uma cobertura piramidal apoiada em quatro colunas terminadas em pináculos.
(Distância: 926 m SW)
A Instituição João Tomás Nunes, criada em 1942, contém uma exposição permanente de artigos caseiros e de trabalho no campo ou em oficinas artesanais, pretendendo mostrar a cultura popular de Fermentelos.
(Distância: 1 km N)
A Capela de Santo António foi possivelmente construída no século XVII e reconstruída em 1955, uma capela maneirista de transição para o barroco, de planta longitudinal.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SE)