×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila do Porto
Aeroporto de Santa Maria (Vila do Porto)
Tem três pistas, sendo a maior com 3048 metros de extensão. Iniciou o seu serviço comercial em 1946, sendo até meio da década de 1970 o único nos Açores.
Área da Paisagem Protegida da Baía da Maia (Santo Espírito)
Situada na zona sul da ilha, é uma paisagem típica de vinhedos protegidos pos barreiras de pedra de basalto.
Área da Paisagem Protegida do Barreiro da Faneca e Costa Norte (São Pedro)
Esta Área da Paisagem Protegida ocupa uma área de cerca de 1540 ha, entre a Ponta dos Frades e a Ponta Norte da Ilha de Santa Maria. Inclui um terreno árido e argiloso quase desértico a cerca de 200 metros de altitude e com alguma vegetação.
Área Protegida de Gestão de Recursos da Baía de São Lourenço (Santa Bárbara)
Esta área contém importantes ecossistemas de espécies marinhas, peixes e moluscos, e ainda aves marinhas, sendo por isso necessária a sua preservação.
Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Norte (São Pedro)
Abrangendo uma área de 24,58 km2, inclui uma grande biodiversidade de flora e de fauna marinha, tendo a função de a preservar e garantir a sustentabilidade.
Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Sul (Santo Espírito)
Uma área protegida com grutas parcial ou totalmente submersas com biodiversidade em flora, com algas diferenciadas, uma praia de areia clara e espécies marinhas.
Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Baía do Cura (Santo Espírito)
Com uma área de 1,86 km2, é local de grande biodiversidade e muito importante para as aves, inclui uma praia de areia e uma nascente de água doce que desce pela encosta.
Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Costa Sudoeste (Vila do Porto)
Incluindo uma área na zona sudoeste da Ilha de Santa Maria, junto do Ilhéu da Vila, é uma área de costa escarpada muito importante na nidificação de aves marinhas.
Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies da Ponta do Castelo (Santo Espírito)
Situada no extremo sudeste da Ilha de Santa Maria, existem na ponta oriental diversas espécies endémicas e áreas importantes para as aves e na costa sul jazidas fossilíferas.
Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Pico Alto (Santa Bárbara)
Sendo o Pico Alto o ponto mais alto da ilha, é uma área protegida pela vegetação laurissilva e onde existem espécies de artrópodes únicos.