Entre 1562 e 1564 ocorreu uma erupção vulcânica que originou um grande depósito de areias negras que deram então origem a esta praia com mais de 300 metros de extensão. Nas proximidades existe uma arriba fóssil com cerca de 100 metros de altura.
A baía está situada na área da Paisagem Protegida de Interesse Regional da Ilha do Pico.
Este ponto está situado na localidade Prainha, na freguesia Prainha.
(Distância: 859 m S)
Em Prainha de Cima, uma capela com a porta principal encimada por uma janela retangular e a torre sineria à esquerda a terminar em cúpula cónica, em branco com pilastras e molduras em negro.;(Foto de Wikipedia - José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa)
(Distância: 1 km W)
Com uma extensão de 12 ha, é um parque muito arborizado com espécies endémicas, contando ainda com um parque de merendas e de diversões e ainda espaço para acampamentos.
(Distância: 3 km SE)
Um local com uma piscina natural, muito agradável e com uma excelente paisagem sobre a costa e o mar e ainda com mesas e bancos de piquenique e uma zona de churrascos.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 4 km SE)
Uma igreja construída no século XVIII em que se destaca as duas torres sineiras que ladeiam a fachada principal. No interior conta com uma nave principal e duas laterais.
(Distância: 4 km SE)
Um coreto no meio do Jardim de Nossa Senhora da Ajuda, um belo espaço ajardinado e com bancos para passeio e descanso.
(Distância: 4 km SE)
(Distância: 4 km SE)
Uma instalação portuária para barcos de pesca ou de recreio.
(Distância: 4 km S)
Uma lagoa situada no planalto central da Ilha do Pico e junto da Lagoa do Caiado, uma lagoa mais pequena e rodeada de imensa vegetação.
(Distância: 4 km S)
Uma lagoa a 800 metros de altitude localizada na Reserva Florestal Natural, no planalto central da Ilha do Pico, é uma reserva com espécies endémicas da flora da macaronésia.