×
Pontos de Interesse no Concelho de São Roque
Igreja de Santa Luzia (Santa Luzia)
A Igreja de Santa Luzia foi antecedida por uma ermida com a mesma invocação construída no início do século XVII. Uma crise de erupção vulcânica e sismo em 1718 destruiu uma grande parte da ilha, sendo depois a igreja reedificada em 1733.
Igreja de Santo Amaro (Santo Amaro)
Alguns documentos mostram que em 1723 esta igreja já existia, não se sabendo no entanto qual a data certa da sua construção. Tendo sido reedificada em 1736, foi arruinada pelos sismos e pelo tempo e de novo reconstruída em 1951.
Igreja de Santo António (Santo António)
A primeira Igreja de Santo António foi construída pela criação da paróquia, em 1696. Destaca-se o retábulo da capela-mor em talha dourada, tendo ao centro a imagem de Santo António. Um dos altares laterais contém a imagem de Nossa Senhora da Saúde.
Igreja de São Vicente (Santo António)
Situada na povoação de São Vicente, destaca-se a torre sineira com a ventana aberta numa Cruz de Malta, numa construção do século XVIII e ampliada no século XX.
Igreja Matriz de São Roque (São Roque)
A Igreja Matriz de São Roque foi construída em 1714 sobre outra igreja datada de antes de 1480. Os altares foram reparados em 1871. Salienta-se no exterior as duas torres idênticas a ladear a fachada principal.
Império do Espírito Santo de Santa Luzia (Santa Luzia)
Este Império foi criado em 1721.
Jardim do Cais do Pico (São Roque)
Um espaço ajardinado e arborizado muito agradável junto da Piscina Natural do Cais com canteiros muito floridos, incluindo um espaço infantil e uma excelente vista sobre o mar.