As águas destas termas têm um pH de 7,2, são ricas em sais de magnésio, cloretadas, sódicas, sulfatadas, cálcicas, hipersalinas, cloretada sódica bicarbonatada.
Na zona da estância, junto do mar, existe ainda uma piscina natural muito concorrida.
Sendo utilizada desde pelo menos a década de 1750, a estância termal é usada para tratamento das doenças reumáticas, da pele e do fígado, principalmente em banhos de imersão. Situa-se num edifício do século XIX que foi remodelado em 2010, tendo agora, além dos tratamentos anteriores, serviços de SPA.
Este ponto está situado na localidade Luz, na freguesia Luz.
(Distância: 131 m W)
Um parque de merendas equipado com mesas e bancos e tudo o necessário, incluindo boas sombras de árvores.
(Distância: 338 m SW)
Uma piscina natural situada próximo das Termas do Carapacho é um dos locais mais conhecidos e frequentados da ilha.
(Distância: 472 m E)
Este farol, construído em 1956, é composto pela torre com 14 metros de altura.
(Distância: 557 m SW)
Foi construída em 1896 por populares chegados de outros locais, principalmente da Ilha Terceira, que aqui passavam férias e utilizavam as termas do Carapacho.
(Distância: 2 km E)
A cerca de 1000 metros da costa e a 2000 metros do Carapacho, tem na sua encosta uma nascente de água termal. Está classificado como Zona de Proteção Especial.
(Distância: 2 km NW)
A Furna do Enxofre é um algar vulcânico, um pequeno cone hidromagmático, zona pantanosa e cavidade vulcânica, que está classificado como Monumento Natural.
(Distância: 2 km NW)
Uma caldeira vulcânica revestida de vegetação que é classificada como Monumento Natural Regional. No interior está o ex-libris da Graciosa, a Furna do Enxofre.
(Distância: 2 km NW)
Situado na encosta da Caldeira, um belo local de merendas equipado com mesas, bancos e grelhadores.
(Distância: 3 km NW)
A Furna da Maria Encantada ou Furna do Castelo, é uma caverna ou cavidade de origem vulcânica com um comprimento de cerca de 56 metros.
(Distância: 3 km W)
Esta igreja foi construída no século XVIII para substituir outra anterior, do século XVI, destruída pelos sismos do início do século XVIII.