Dada a sua abundância em recursos, e pela fertilidade dos solos, sempre foi um local preferido para pessoas abastadas e um local de grande atividade comercial em muitas atividades económicas ou de pesca.
Salienta-se nesta freguesia as festas ao Divino Espírito Santo que aqui são as mais importantes da ilha.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova, na freguesia Vila Nova.
(Distância: 50 m W)
Fundado em 1888, mostra duas janelas a ladear a porta e mais duas janelas de cada lado, todas idênticas à porta, com uma varanda a rodear toda a construção com exceção da porta que é antecedida por seis degraus.
(Distância: 291 m W)
Igreja Paroquial do Divino Espírito Santo, uma igreja primitiva do século XVI que foi reconstruída e consagrada em 1882 e reedificada de novo em 1961 após um incêndio.
(Distância: 766 m E)
Um campo de futebol ao ar livre e vedado, relvado, com bancadas, iluminação artificial e balneários.
(Distância: 936 m E)
Uma ermida edificada em 1527, destaca-se a sua localzação elevada em relação à estrada, no cimo de uma escadaria, e o alpendre na entrada lateral da capela com a sineira no lado esquerdo.
(Distância: 1 km E)
Um dos três chafarizes na Canada da Bezerra, do século XIX.
(Distância: 1 km W)
Um chafariz do século XIX, com a data de 1875, ao contrário do habitual está embutido no muro com arco de volta perfeita, com um tanque retangular para bebedouro de animais.
(Distância: 2 km E)
Este chafariz do século XIX é composto por uma bica e um tanque que serve de bebedouro para os animais. Um pouco afastado está um recinto murado com tanques para a lavagemd a roupa.
(Distância: 2 km SE)
Um campo de futebol vedado e ao ar livre, com piso em terra batida, balneários e iluminação artificial.
(Distância: 2 km W)
Situado lugar de Outeiro, foi inaugurado em maio de 2005 mas mantem a linha dos Impérios antigos com janelas a ladear a entrada sobre um balcão e com acesso por escada.
(Distância: 2 km SW)
Uma freguesia situada na zona norte da Ilha Terceira e do concelho de Praia da Vitória, conta com 1432 habitantes (Censos de 2011), tem o seu nome devido à quantidade de fontes da água alva e cristalina na sua área.