Inaugurado em 5 de abril de 2003, é um espaço multifuncional para espetáculos de música, teatro, cinema, dança, além de exposições, congressos e exposições.
A Biblioteca Municipal, inaugurada em abril de 2009, tem origem na Biblioteca Popular criada por José Silvestre Ribeiro em 1876, tendo por isso atualmente o seu nome, embora num local diferente do original.
Este busto de bronze, que está situado em frente da casa das tias de Vitorino Nemésio, é de autoria de Álvaro Raposo de França, inaugurado em 17 de dezembro de 1994.
Uma pequena capela com porta frontal e lateral, ambas em arco abatido e sobrepostas de janelas idênticas, com a sineira sobre a pilastra frontal direita e uma cruz sobre o tímpano.
Uma construção anterior que foi adaptada a capela durante a reabilitação deste bairro de Nossa Senhora de Fátima, realizada em 2015, capela sinalizada pela cruz sobre a empena.
Uma construção de 1560, é uma capela de planta retangular com a fachada aberta pela porta principal com uma cruz sobre a empena e um sino no lado esquerdo.
O local onde o escritor Vitorino Nemésio viveu parte da sua infância e juventude, é um edifício do século XVIII, ali se situa a Biblioteca Pública Silvestre Ribeiro.