Este ponto está situado na localidade Porto Martins, na freguesia Porto Martins.
(Distância: 471 m E)
Um forte construído no século XVI para defesa desta linha da costa, cruzando fogo com os fortes de São Fernando e de São Filipe. Está atualmente em ruínas, pouco restando do forte.
(Distância: 685 m NE)
A Igreja Matriz de Porto Martins, dedicada a Santa Margarida, é uma igreja do início do século XX. Pelo terramoto de 1980 ficou bastante danificada. É uma igreja de nave e capela-mor de planta retangular separadas por arco triunfal de volta perfeita.
(Distância: 691 m NE)
Situada em frente da Igreja Matriz, foi construída em 1905 e contém uma bica que verte água para um tanque retangular destinado a bebedouro para animais.
(Distância: 695 m NE)
A freguesia de Porto Martins tem o seu nome, segundo a tradição, de Martim Anes, um dos primeiros habitantes da região, tendo sido separada da freguesia de Cabo da Praia em 9 de maio de 2001. Em 2011 tinha 1001 habitantes.
(Distância: 705 m NE)
Um Império situado em frente da Igreja Matriz, fundado em 1902 onde existiu um anterior feito em madeira. Foi destruído em 1980 por um terramoto, mas reconstruído idêntico ao original.
(Distância: 1 km N)
Uma pequena capela com a porta retangular, uma cruz sobre o tímpano e a data de 1887 no tímpano. A construção da capela encontra-se integrada na casa vizinha.
(Distância: 2 km NW)
Igreja Matriz de Fonte Bastardo, é uma igreja do século XX constituída por nave e capela-mor mais pequena, a fachada é aberta pela porta e cinco janelas, duas no primeio piso e três no segundo.
(Distância: 2 km NW)
A freguesia de Fonte do Bastardo obteve o seu nome, segundo a tradição, de uma fonte que ali existia cujo dono tinha esse apelido. Nos Censos de 20111 contava uma população de 1278 habitantes.
(Distância: 2 km NW)
Este Império foi construído em 1913, conforme indica a data inscrita no tímpano que é ladeado por pináculos, sendo as fachadas decoradas com as cores verde, amarelo e vermelho sobre fundo branco.
(Distância: 3 km N)
Cabo da Praia é, em conjunto com Porto Martins, a freguesia mais a leste da ilha Terceira e do concelho de Praia da Vitória. Sendo uma das freguesias mais pequenas deste concelho, conta apenas 712 habitantes (Censos 2011).