×
Pontos de Interesse no Concelho de Praia da Vitória
Cruzeiro das Lajes (Lajes)
Este cruzeiro é composto por um nicho da Virgem Maria construído no século XIX enquadrado por um arco perfeito, ladeado por pilastras terminadas em pináculos e sobreposto de uma cruz.
Ermida de Nossa Senhora da Ajuda (Vila Nova)
Uma ermida edificada em 1527, destaca-se a sua localzação elevada em relação à estrada, no cimo de uma escadaria, e o alpendre na entrada lateral da capela com a sineira no lado esquerdo.
Ermida de Nossa Senhora do Santo (Biscoitos)
Nesta ermida destaca-se a pequena sineira sobre a parede lateral direita da capela e os grandes pináculos sobre os cunhais da fachada frontal aberta pela porta sobreposta de uma janela.
Ermida de São Lázaro (Santa Cruz)
Uma ermida do século XVI / XVII, fazia parte do hospital de São Lázaro, foi a igreja paroquial após o terramoto de maio de 1614 enquanto a matriz era reparada.
Estátua da Liberdade (Santa Cruz)
Esta estátua foi erguida em homenagem aos heróis de 11 de agosto de 1829 em que ocorreu a batalha da Vila da Praia e cuja vitória deu origem ao nome de Praia da Vitória.
Forte de Nossa Senhora da Nazaré (Porto Martins)
Um forte construído no século XVI para defesa desta linha da costa, cruzando fogo com os fortes de São Fernando e de São Filipe. Está atualmente em ruínas, pouco restando do forte.
Forte de Santa Catarina (Cabo da Praia)
Este forte foi construído no século XVI para defesa da baía e do ancoradouro contra os ataques dos piratas e corsários, cruzando fogo com o Forte de São José.
Forte de São Pedro (Biscoitos)
Forte construído para defender a baía e a Praia da Vitória, em conjunto com o Forte da Rua Longa, dos ataques dos corsários e piratas. Foi construído no século XVI e restaurado no século XIX.
Igreja de Canada do Porto (Biscoitos)
Uma igreja moderna, em que se destaca a torre no lado esquerdo da igreja com os sinos numa estrutura entre a torre e a igreja.
Igreja de Santa Bárbara (Fonte do Bastardo)
Igreja Matriz de Fonte Bastardo, é uma igreja do século XX constituída por nave e capela-mor mais pequena, a fachada é aberta pela porta e cinco janelas, duas no primeio piso e três no segundo.