×
Pontos de Interesse no Concelho de Praia da Vitória
Chafariz do Biscoito Bravo (Biscoitos)
Um chafariz que data do século XIX ou XX é murado na parte posterior por um muro curvo e um direito com dois tanques de lavagem, a água da bica cai para um tanque retangular.
Chafariz do Caminho Novo (Agualva)
Um chafariz do século XIX, com a data de 1875, ao contrário do habitual está embutido no muro com arco de volta perfeita, com um tanque retangular para bebedouro de animais.
Chafariz do Cruzeiro das Lajes (Lajes)
Um chafariz do século XIX, a bica deita água para o tanque retangular, mostra um coroamento com a data de 1872 e por trás um painel de azulejos representando o povo da terra.
Chafariz do Cruzeiro (Quatro Ribeiras)
Um chafariz do século XIX tem ao centro do espaldar uma placa com a data de 1892 envolvida por motivos vegetalistas e por baixo a bica em que a água corre para um tanque retangular destinado aos animais.
Chafariz do Cruzeiro (Santa Cruz)
Um chafariz do século XX com um espaldar que mostra elementos decorativos a rodear a placa com o ano de 1901.
Chafariz do Largo Comendador Pamplona (Porto Martins)
Situada em frente da Igreja Matriz, foi construída em 1905 e contém uma bica que verte água para um tanque retangular destinado a bebedouro para animais.
Chafariz do Largo do Conde da Praia da Vitória (Santa Cruz)
Um chafariz do século XIX, transferido do Largo Francisco Ornelas da Câmara por volta de 1930, duas bicas vertem água para um tanque retangular, é terminado com uma pedra com as armas da cidade.
Chafariz do Largo Francisco Maria Brum (Biscoitos)
Um chafariz do século XX com uma parede retangular, a água cai da bica para um tanque retangular e mostra uma placa com a data de 1907, sendo o tanque rodeado por muros redondos.
Chafariz do Pico da Rocha (Vila Nova)
Um chafariz do século XIX, mostra no tímpano no frontão triangular a data de 1884, com um tanque retangular na parte traseira.
Chafariz dos Fundões (São Brás)
Um chafariz do século XIX, tem um bebedouro para os animais e na parte traseira dois tanques de lavagem de roupa. No tímpano do frontão mostra a data de 1870 e ao centro a bica.