Não havendo uma data exata da criação da freguesia, há referências do seu nome em 1531, tendo sido um dos primeiros povoados desta ilha.
Este ponto está situado na localidade Fonte do Bastardo, na freguesia Fonte do Bastardo.
(Distância: 60 m W)
Este Império foi construído em 1913, conforme indica a data inscrita no tímpano que é ladeado por pináculos, sendo as fachadas decoradas com as cores verde, amarelo e vermelho sobre fundo branco.
(Distância: 170 m NE)
Igreja Matriz de Fonte Bastardo, é uma igreja do século XX constituída por nave e capela-mor mais pequena, a fachada é aberta pela porta e cinco janelas, duas no primeio piso e três no segundo.
(Distância: 2 km E)
Uma pequena capela com a porta retangular, uma cruz sobre o tímpano e a data de 1887 no tímpano. A construção da capela encontra-se integrada na casa vizinha.
(Distância: 2 km SE)
Uma pequena capela situada numa rua em conjunto com casas de habitação, numa pequena parcela de terreo idêntica às das casas que a ladeiam. Destaca-se a sineira e o óculo por cima da porta principal.
(Distância: 2 km E)
A freguesia de Porto Martins tem o seu nome, segundo a tradição, de Martim Anes, um dos primeiros habitantes da região, tendo sido separada da freguesia de Cabo da Praia em 9 de maio de 2001. Em 2011 tinha 1001 habitantes.
(Distância: 2 km E)
A Igreja Matriz de Porto Martins, dedicada a Santa Margarida, é uma igreja do início do século XX. Pelo terramoto de 1980 ficou bastante danificada. É uma igreja de nave e capela-mor de planta retangular separadas por arco triunfal de volta perfeita.
(Distância: 2 km E)
Um Império situado em frente da Igreja Matriz, fundado em 1902 onde existiu um anterior feito em madeira. Foi destruído em 1980 por um terramoto, mas reconstruído idêntico ao original.
(Distância: 2 km E)
Situada em frente da Igreja Matriz, foi construída em 1905 e contém uma bica que verte água para um tanque retangular destinado a bebedouro para animais.
(Distância: 3 km NE)
Matriz de Cabo da Praia, é uma igreja do século XVIII em que se destaca a torre sineira volumosa com grandes ventanas do sinos em arco de volta perfeita e a grande janela por cima da porta principal.
(Distância: 3 km SE)
Um forte construído no século XVI para defesa desta linha da costa, cruzando fogo com os fortes de São Fernando e de São Filipe. Está atualmente em ruínas, pouco restando do forte.