O farol, considerado o primeiro nos Açores, iniciou o seu funcionamento em 26 de novembro de 1876, sendo melhorado ao longo dos tempos. Originalmente com uma lâmpada de azeite, em 1937 passou para incandescência pelo vapor de petróleo e finalmente eletrificado em 1955, tendo a lâmpada de acetileno como reserva. Em 190, pelo abandono do gás acetileno, foi montada um sistema híbrido constituído por painéis com anéis dióptricos sobre um pedestal rotativo automático.
O farol mostra relâmpagos brancos com 5 segundos de intervalo e tem um alcance de 25 milhas marítimas (cerca de 46 km).
A torre, com 15 metros de altura e situada a 66 metros de altitude, tem uma forma octogonal e é ladeada pela residência dos faroleiros.
Pouco antes de chagar ao farol, ainda na estrada principal, existe o Miradouro da Ponta do Arnel de onde tem uma bela paisagem sobre o farol, o oceano e toda a área em redor.
Este ponto está situado na localidade Nordeste, na freguesia Nordeste.
(Distância: 44 m SW)
(Distância: 341 m W)
(Distância: 344 m W)
(Distância: 396 m W)
(Distância: 607 m SW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
Situada no centro da vila, é uma construção do final do século XVIII, conforme a data de 1796 visível na fachada principal, edificada onde existiu uma igreja do século XV com a mesma dedicação, destruída por um terramoto em 1522.