Estando prevista a sua construção desde 1883, a mesma foi iniciada em 1915 e o farol foi inaugurado em novembro de 1919. Um violento sismo em 1998 provocou grandes estragos no farol, levando à sua desativação. Esteve prevista a demolição da torre, o que até agora não se concretizou por motivo da Liga dos Amigos do Farol que o impediram para preservar o património insular e reconstruir o farol.
Em 1999 foi construída uma coluna cilíndrica com 5 metros de altura, com uma lâmpada na extremidade alimentada a energia solar e com um alcance de 12 milhas náuticas.
Este ponto está situado na localidade Ribeirinha, na freguesia Ribeirinha.
(Distância: 511 m SE)
Situados na Ponta da Ribeirinha, era aqui efetuado o fabrico de telhas no início do século XX. Destruídos pelo tempo e pelos sismos, foram recuperados e podem agora ser visitados.
(Distância: 532 m SE)
Uma pequena capela junto do mar, situada proximo do Porto da Boca da Ribeira, um local com uma excelente vista sobre o mar e a costa leste da ilha. (Foto de Luis Serpa)
(Distância: 1 km W)
Situada na localidade de Espalhafatos, a Igreja de São Mateus foi inaugurada em 1934, no local onde existiu outra igreja de 1666, destruída pelo terramoto de 1926.
(Distância: 6 km SW)
Situado na rua do Farrobo, é um pequeno Império com a fachada quase totalmente ocupada pela porta principal em arco abatido, com o frontão contracurvado terminado com uma coroa.
(Distância: 6 km S)
Um Império apenas com a porta principal e janelas laterais, retangulares mas em moldura com arco perfeito.
(Distância: 6 km S)
Campo de relva artificial com bancadas, balneários e iluminação artificial, é ainda rodeada por uma pista de atletismo.
(Distância: 6 km S)
Uma igreja do século XX, destaca-se a torre sobre o centro da fachada e a entrada principal, que é aberta pela porta sobreposta de uma janela e um óculo.
(Distância: 6 km SW)
Esta ponte foi construída entre 1903 e 1908 para substituir outra muito mais antiga que era pedonal de pequena altura. O nome da região, e também atribuído à ponte, deriva dos primeiros povoadores da região.
(Distância: 6 km SW)
Situada no Largo Jaime de Melo, na Estrada da Caldeira, esta ermida destaca-se pela forma de torre ameiada, sob cujas arcadas se abre a porta da capela.
(Distância: 6 km S)
Um coreto octogonal situado no meio do jardim para apresentações musicais ou outras, a base sustenta oito colunas onde apoia o teto, tudo em cores de vermelho e branco.