Segundo a lenda, a ermida foi construída com a frente virada para o mar com uma imagem de Nossa Senhora que tinha aparecido numa gruta no lado oposto. A imagem era trazida para a capela, mas todas as noites voltava para a gruta onde apareceu. Foi por isso reconstruída a capela, agora com a frente virada para a gruta e não para o mar, ao contrário do que é habitual.
Na capela destaca-se a volumosa torre sineira com o coruchéu cónico e ladeado por pináculos de forma piramidal.
Este ponto está situado na localidade Capelo, na freguesia Capelo.
(Distância: 5 km N)
Uma capela de 1790 com a fachada aberta pela porta principal retangular encimada por uma janela também retangular. Destaca-se a sineira ao lado esquerdo.
(Distância: 5 km SE)
Um Império em que a porta, retangular e sobreposta de uma rosácea circular, ocupa a quase totalidade da fachada, apenas rodeada por uma moldura ogival.
(Distância: 7 km SE)
Um Império à beira da estrada, longitudinal, com a porta frontal e as laterais iguais e a fachada sobreposta pelo frontão contracurvado terminado em pináculos cónicos.
(Distância: 7 km SE)
A Igreja de Paroquial de Castelo Branco, dedicada a Santa Catarina de Alexandria, foi construída em 1767. É constituída por três naves e a fachada principal aberta pela porta com três janelas no nível acima da porta, tudo em moldura retangular.
(Distância: 8 km SE)
Inaugurado em 24 de agosto de 1971, iniciou as ligações regulares pela TAP com Lisboa em 5 de julho de 1985, tendo obtido em 2001 a categoria de Internacional.
(Distância: 9 km SE)
(Distância: 10 km E)
Situada no Largo Jaime de Melo, na Estrada da Caldeira, esta ermida destaca-se pela forma de torre ameiada, sob cujas arcadas se abre a porta da capela.
(Distância: 11 km E)
Esta ponte foi construída entre 1903 e 1908 para substituir outra muito mais antiga que era pedonal de pequena altura. O nome da região, e também atribuído à ponte, deriva dos primeiros povoadores da região.
(Distância: 12 km E)
Situado na rua do Farrobo, é um pequeno Império com a fachada quase totalmente ocupada pela porta principal em arco abatido, com o frontão contracurvado terminado com uma coroa.
(Distância: 13 km E)
A Capela ou Ermida de Santa Bárbara, localizada na povoação de Santa Bárbara, na freguesia de Angústias, foi construída em 1500. É composta pela nave com uma pequena capela-mor e dois altares, todos em talha dourada.