O Farol da Ponta do Topo está situado no extremo sudeste da ilha de São Jorge. Foi inaugurado em 1927, tendo grandes reparações depois dos estragos provocados pelo terramoto de 1 de janeiro de 1980.
O farol é constituído por uma estrutura com 16 metros de altura situada a 58 metros de altitude.
A torre branca é encimada pela lanterna, ambas de estrutura cilíndrica com um varandim na base da lanterna. Tem um alcance de 20 milhas náuticas.
Este ponto está situado na localidade Topo, na freguesia Topo (Nossa Senhora do Rosário).
(Distância: 1 km W)
Uma capela com a fachada simples, apenas composta pela porta sobreposta de uma janela, ambas retangulares. A empena termina com a cruz.
(Distância: 3 km W)
A Igreja de Santo Antão foi inaugurada em 19 de julho de 1992 no local onde antes existiu uma ermida dedicada ao mesmo santo destruída pelo terramoto de 1757 e de novo pelo terramoto de 1 de janeiro de 1980, sendo então esta igreja atual construída.
(Distância: 5 km W)
Esta capela, de construção recente, foi inaugurada em agosto de 1991. A fachada é composta pela porta encimada por uma grande janela que foi em maio de 2018 substituida por um grande vitral com um desenho representando o orago da capela.
(Distância: 18 km W)
Uma capela à beira da estrada onde se destaca a grande torre sineira terminada num coruchéu piramidal e a fachada aberta pela porta encimada por janela gradeada, ambas de moldura retangular.
(Distância: 21 km NW)
Situada em Fajã dos Cubres, a Ermida de Nossa Senhora de Lourdes foi inaugurada em 1908, tendo sido construída inteiramente com o custo suportado pelo benemérito António Faustino Nunes.
(Distância: 21 km W)
Uma capela com a fachada decorada, com a porta principal encimada por janela, ambas retangulares e com molduras decoradas e ladeadas por pilastras terminadas em pináculos. No tímpano existe ainda um pequeno nicho.
(Distância: 23 km W)
Câmara Municipal de Calheta - Rua 25 de Abril, 9850-032 Calheta
(Distância: 23 km W)
A primitiva igreja de Calheta, do século XVI, foi destruída em 1639 por um incêndio. Foi iniciada a construção da nova igreja pouco tempo depois, num local mais afastado do mar, onde existiu antes a capela de Santa Catarina.
(Distância: 23 km W)
Um museu criado em 1911 que mostra a cultura da ilha de São Jorge com uma coleção do Maestro Francisco de Lacerda e peças da etnografia regional, cerâmica, cestaria e outros.
(Distância: 24 km NW)
A Igreja de São Lázaro tem origem numa ermida, com a mesma dedicação, construída em 1690. Pelo terramoto de 1757 a ermida ficou destruída sendo então construída esta nova igreja. A construção terminou em 1761.