Não se encontrou qualquer informação, nem tão pouco nas Inquirições Paroquiais, sobre as referências à Igreja Matriz e Paroquial de Figueiredo das Donas.
Com um cenário rural e cercada de residências, a igreja desenvolve-se na longitudinal e de planta retangular, formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita. Na fachada sul observa-se dois rasgos de moldura reta composta pelo portal com acesso à nave e uma janela retangular em altura em tímpano.
A fachada principal em empena triangular tem adossada à esquerda a torre sineira de três pisos separados por frisos salientes, sendo o central composto pelo mostrador do relógio e no superior a abertura em arco de volta perfeita, que alberga o sino.
A fachada apresenta dois rasgos, com o portal em arco quebrado e encimado por uma janela de moldura reta. Remata com uma cruz latina, ladeada por pináculos.
Este ponto está situado na localidade Figueiredo das Donas, na freguesia Fataunços e Figueiredo das Donas.
(Distância: 2 km NW)
A Capela de Nossa Senhora de Nazaré, uma edificação setecentista, mais concretamente de 1739, tem a fachada antecedida por uma galilé com uma cobertura apoiada em quatro colunas e na parede da construção ao lado.
(Distância: 2 km N)
A capela da localidade, a fachada sem decoração é aberta pela porta com duas pequenas janelas laterais e uma superior, simples e retangulares. O tímpano triangular é terminado no sistema sonoro e na cruz e ladeado pela pequena sineira.
(Distância: 2 km E)
Esta igreja é a segunda dedicada ao mesmo santo, dado a primeira ser de difícil acesso e havendo por isso necessidade de uma nova. Uma construção dos anos 1950, é composta por nave retangular e capela-mor mais pequena e estreita, tendo adossada paralelamente nas duas fachadas a sacristia e anexo.
(Distância: 2 km E)
A sede da Junta de Freguesia está localizada na antiga estação ferroviária de Moçâmedes, pertencente à Linha do Vouga, com a linha férrea nesta zona transformada em estrada. A povoação remonta a D. Afonso Henriques enquanto Infante, tendo este doado a povoação a Fernão Pires.
(Distância: 2 km N)
Igreja formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita, a fachada é aberta pela porta encimada por outra porta com uma varanda e uma cruz no vértice do tímpano com uma sineira a truncar o telhado no lado direito.
(Distância: 2 km N)
Capela situada próximo do centro da localidade, destaca-se a fachada em silhares aberta pela porta ladeada por duas janelas quadradas com a torre sineira erigida no lado direito. O tímpano termina com a cruz no vértice.
(Distância: 2 km NW)
O que hoje é uma Ecopista foi em tempos uma linha férrea que circulava no canal ferroviário do Vale de Vouga. A ponte, com um comprimento de 87,7 metros de comprimento por 23 metros de altura, é uma obra do início do século passado concebida por arquitetos franceses.
(Distância: 2 km W)
De planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor retangulares. A fachada definida por cunhais, encimada por foragéus, tem anexada a torre sineira em forma quadrangular.
(Distância: 2 km W)
Pertencente a uma freguesia com um invejável passado histórico, Fataunços remonta a um passado documental comprovativo de que foi habitada desde a pré-história, restando diversos monumentos megalíticos. Figueiredo das Donas é mais conhecida pelo Paço da Torre, de que atualmente só resta a entrada.
(Distância: 2 km W)
Aqui temos um estilo de pelourinho um pouco diferenciado dos habituais, confundindo um pouco com os cruzeiros. Está situado num pequeno largo existente ao lado da Junta de Freguesia.