Numa zona dominada pela presença romana, é natural a existência de uma ponte em Cambra.
É uma ponte que liga as margens do rio Cambra, com dois arcos que sustentam um tabuleiro reto.
Este ponto está situado na localidade Cambra de Baixo, na freguesia Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
(Distância: 45 m NW)
Este templo religioso apresenta-se com uma planta longitudinal de uma só nave. A sua simples fachada é em empena triangular, com o rasgo do portal de moldura encimada por uma janela também de moldura, deixando passar a luz do dia.
(Distância: 48 m NW)
Esta é uma torre medieval erguida no final do século XIII, princípios do século XIV, não se sabendo quem a mandou edificar e pressupondo-se que esta esteja ligada à Família Lemos.
(Distância: 739 m E)
Situada nas encostas do Caramulo, há poucas informações sobre o seu historial. A sua antiguidade pode remontar ao período romano, com o seu único vestígio da ponte romana que atravessa o rio Cambar. Em 2013 Cambra formou a União de Freguesias com Carvalhal de Vermilhas.
(Distância: 787 m E)
Um pequeno largo da aldeia de Cambra, único ponto de encontro da população, perto da igreja, o café, ponto de reunião, e um Solar.
(Distância: 852 m E)
Denominada igualmente como Igreja de São Julião, como o seu Orago, foi edificada no século XVIII, em 1779. Tem a sua fachada em estilo barroco, revestida com azulejos azuis e brancos, flanqueada por duas torres sineiras ligeiramente recuadas.
(Distância: 3 km S)
Situada no centro da aldeia, a Igreja de São Simão é composta por nave e capela-mor mais estreita. Destaca-se a fachada principal em empena triangular aberta pelo portal em vão reto encimado por um friso saliente a que se sobrepõe uma janela retangular e ladeado por dois óculos quadrilobados com grades.
(Distância: 3 km NW)
Os jovens de Vilarinho, que cedo saíram desta povoação à procura de emprego e constituir família, regressam agora à sua aldeia recuperando casas antigas e degradadas.
(Distância: 5 km W)
Foi no período romano que o impulso do povoamento se deu, devido às condições baixias e terras férteis, com abundância de água e de luz solar. É sobre estes terrenos favoráveis que o topónimo se baseia, sendo que Campia está relacionado com o campo.
(Distância: 5 km NE)
A Torre de Vilharigues é o que resta do castelo que ali existiu, pertencendo ao conjunto de castelos, torres senhoriais e atalaias, formando assim o sistema defensivo nesta região de Lafões desde o séc. XI.
(Distância: 5 km W)
Sem uma data exata da edificação, teve uma campanha de obras durante o século XVIII. A capela-mor só ficou terminada em 1782. A fachada principal com um frontão angular interrompida pela torre sineira é delimitada por pilastras nos cunhais com remate de pináculos.