Canas de Santa Maria, inicialmente chamado de Canas de Sabugosa, nunca recebeu uma carta de foral, quer dos seus donatários quer da Coroa, conseguindo o estatuto de concelho com justiças próprias.
A coluna do pelourinho, que encaixa diretamente no degrau superior, é constituída por fuste de secção quadrada na base e no topo, transformando-se em oitavado no resto do tronco. É encimado por um pequeno ábaco quadrangular que sustenta o remate em tronco piramidal embolado. A bola não é perfeita, mas antes resulta dos contornos de um pequeno bloco quadrangular.
Desde 1933, o pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Canas de Santa Maria, na freguesia Canas de Santa Maria.
(Distância: 132 m NE)
Esta fonte de mergulho foi uma fonte de alimentação de água para a população, passando agora ao esquecimento principalmente por estar situada numa zona afastada do grupo residencial.
(Distância: 202 m NE)
Desta igreja do século XIV, o que resta do tempo românico é só a fachada em empena truncada com dupla sineira, apresenta também o portal rasgado em arco quebrado.
(Distância: 2 km N)
Situa-se no centro da aldeia, no Largo do Pelourinho, assenta em quatro degraus, estando o primeiro ao nível do passeio, e apresenta uma forma quadrangular de aresta viva.
(Distância: 4 km NW)
O Mosteiro de Fráguas é na actualidade a Igreja Matriz do Santíssimo Salvador que serve a população da localidade com o mesmo nome de Mosteiro de Fráguas. Apresenta uma planta longitudinal, é formado por uma só nave.
(Distância: 4 km N)
A Junta de Freguesia desta aldeia orgulha-se de fazer parte da história, uma vez que este edifício no passado era a Antiga Casa da Cadeia.
(Distância: 4 km NW)
Com uma planta longitudinal, formada por nave e capela-mor retangulares, a sua fachada apresenta-se delimitada por pilastras nos cunhais, encimados por pilastras.
(Distância: 4 km N)
Situado num largo, o pelourinho levanta-se sobre um soco de três degraus octogonais, estando o térreo parcialmente embebido no pavimento. É seguido por uma base moldurada, também octogonal.
(Distância: 4 km N)
A Igreja Matriz de São Miguel de Outeiro é de planta longitudinal e a fachada está dividida em três panos, delimitada em cantarias e encimada por pináculos.
(Distância: 5 km NW)
(Distância: 5 km NW)
Situada num pequeno largo, este templo de planta longitudinal é formado por nave e capela-mor rectangulares. Exteriormente apresenta uma fachada simples, estando à nave adossada a torre sineira.