É um bloco granítico, com cerca de 3 metros de altura e 2 metros de largura, com gravações em forma de circunferências e traços que formam pequenos quadrados e rectângulos. A sua data aproximada será o século VIII a.C., mas é muito difícil estabelecer uma cronologia certa.
Os seus sinais gravados têm várias hipóteses: estilizações da figura humana relacionadas com cerimónias fúnebres ou sinais astrais ligados ao culto do sol e da lua. Mas também neste domínio, é difícil chegar a conclusões, outras hipóteses são possíveis.
Este monumento, não seria o único monumento deste género existente em Serrazes. No Museu de Arqueologia e Etnologia, no Mosteiro dos Jerónimos, encontra-se um colar maciço em ouro, com peso de 574.4 gramas, que foi achado em Serrazes quando se procedia ao corte de pedras para peirões e outros serviços, pois existiam conjuntos de grandes pedras nesta zona. Associada a esta descrição pré-histórica existe uma lenda popular que debaixo daquela pedra está o cadáver de uma princesa romana.
Por: Carolina Ribeiro nº 19 8º D - Serrazes
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1946.
Este ponto está situado na localidade Serrazes, na freguesia Serrazes.
(Distância: 586 m SE)
Campo de futebol de 11 com piso em terra batida e com iluminação artificial, para treinos e jogos das equipas locais ou visitantes.
(Distância: 853 m S)
(Distância: 892 m SE)
Um cruzeiro à beira da estrada 140 metros a norte da Igreja Matriz, com cerca de 2,5 metros de altura, a cruz assenta sobre um bloco de secção quadrada e este sobre dois degraus também quadrados.
(Distância: 915 m W)
(Distância: 933 m NE)
Uma capela recente, isolada, no meio da povoação e junto dos pinhais, destaca-se a fachada antecedida por um alpendre, a cobertura em silhares das paredes exteriores e das colunas que suportam o alpendre, e a torre sineira a ladear a capela.
(Distância: 971 m SW)
Capela situada no limite sul da localidade, destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela, as paredes cobertas de silhares e no lado esquerdo a torre sineira dupla terminada com ventana de sineira vazia ladeada por pináculos piramidais.
(Distância: 984 m W)
(Distância: 1,000 m SE)
Dedicada a São Salvador, esta igreja foi inicialmente privada, a mando de um Senhor Serrazis, tendo a edificação ocorrido entre os séculos XII e XIII. O altar-mor, dedicado a S. Salvador, em talha barroca, é mais antigo que as paredes da igreja, segundo informação do pároco.
(Distância: 1 km S)
Um padrão da década de 1940, erigido para comemorar os 800 anos da independência de Portugal (1140) e os 300 anos da Restauração da Independência (1640). A cruz sobrepõe a uma esfera armilar e esta ao fuste de secção quadrada que assenta sobre quatro degraus.
(Distância: 1 km S)
A localidade surgiu de uma propriedade privada, tal como a igreja, de um Senhor chamado Serrazis, que acabou por transformar o nome da localidade para Serrazes. Está situada numa zona que é atravessada por estradas nas diversas direções, beneficiando dessa localização.