Sendo inicialmente denominadas de Banhos ou Caldas de Vale de Madeiros, foram a partir de 1880 conhecidas por Felgueira de Cantagalo devido ao explorador da nascente de águas termais ser filho dos Marques de Cantagalo.
No início do século XIX já se utilizavam estas águas para tratamentos de doenças de pele, havendo então, e por isso, já casas edificadas neste local.
É uma água sulfúrea, bicarbonatada sódica, carbonatada, fluoretada, sulfidratada, contendo parte da sílica na forma ionizada, que brota a uma temperatura de 35º C e auxilia na cura de diversas doenças, como doenças do aparelho respiratório, circulatório, muscular e da pele.
Em 1989 o edifício das Termas sofreu grandes remodelações para melhoramento da captação de água e de técnicas no seu uso, sendo em 1995 ampliado e remodelado o Balneário Termal.
Este ponto está situado na localidade Caldas da Felgueira, na freguesia Nelas.
(Distância: 140 m W)
Uma capela situada entre casas particulares, com as quais se confunde, a fachada é aberta pela porta sobreposta de uma janela, com a sineira à esquerda sobre o telhado.
(Distância: 209 m NE)
(Distância: 260 m E)
Com acesso por uma escadaria, a fachada da capela é dividida em três panos, tendo o central saliente com a porta e a sineira e os laterais sem qualquer elemento.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km NW)