(Distância: 29 m NE)
Está situada nos limites da aldeia de Leomil, à face da estrada. Pelo seu aspecto e como referência do Pelourinho e Igreja Matriz, deve datar entre os séc. XVI e XVII.
(Distância: 155 m W)
Datado do século XVI, está numa plataforma com quatro degraus onde assenta uma coluna com uma base quadrangular, com arestas chanfradas, sendo o remate do tipo de gaiola.
(Distância: 774 m NW)
Uma pequena capela isolada a 400 metros da povoação, num espaço ervado e arborizado sem qualquer arranjo em volta, como abertura conta apenas a porta na fachada frontal e termina com uma cruz sobre o vértice da empena.
(Distância: 3 km E)
Crê-se que Moimenta tivesse existido entre Baldos e Fornos onde se teria erguido uma igreja, que mais tarde foi trazida para o local onde hoje está edificada.
(Distância: 3 km E)
Morada: Largo do Tabolado 3620-324 - Moimenta da Beira
(Distância: 3 km E)
Implantado no Terreiro das Freiras, este Solar datado do séc. XVIII surgiu nesta vila pela mão do Cavaleiro da Casa Real, José Sarmento de Vasconcelos, que foi capitão-mor da vila.
(Distância: 3 km E)
O célebre Convento de Nossa Senhora da Purificação, mais conhecido como Convento Beneditino de Monjas, teve o seu início no século XVI, no ano de 1594.
(Distância: 3 km E)
Uma capela situada junto da rua e entre as casas, destaca-se a fachada aberta pela porta com moldura em arco perfeito e encimada por uma janela em fresta retangular que é ladeada por um nicho.
(Distância: 5 km SE)
Uma capela num recinto murado e afastado da localidade, a pouco mais de 200 metros, a fachada é aberta apenas pela porta, com a empena terminada na cruz no vértice.
(Distância: 5 km NW)
Uma capela no centro da localidade e num largo à beira da estrada, com a fachada aberta pela porta principal e encimada pela sineira, ladeada por pilastras terminadas em pináculos. Contém ainda uma porta e janelas laterais para luminação do interior