Santiago recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1169 e é referida nas inquirições de 1258. Existiu uma feira aos Domingos onde se comercializavam todos os tipos de produtos, principalmente de criação de gado e de lavoura. Tendo-se perdido a tradição, foi recuperada na década de 1980.
Nesta freguesia há produção de batata, vinhas, castanha e cereais, mas principalmente maçã.
Em relação a São Romão, há referências do século XII. Em 1616 foi aprovada pelo Papa Paulo V uma das mais antigas irmandades das almas de São Romão. Tal como em Santiago, também aqui de produziu cereais, vinha e maçã, que continuam até agora.
Este ponto está situado na localidade Santiago e São Romão, na freguesia São Romão e Santiago.
(Distância: 338 m NE)
A Igreja Matriz de Santiago é uma construção do século XVII, maneirista, composta por nave e capela-mor em planta longitudinal. A sacristia está adossada à esquerda e a torre sineira à direita, alinhada com a fachada principal.
(Distância: 1 km NE)
Um recinto com terrenos para treinos ou jogos de futebol e andebol, vedado e ao ar livre. Conta ainda com um parque de merendas.
(Distância: 2 km NW)
A Igreja Paroquial de São Romão é uma construção de 1649 mas restaurada em 1928, em que se destaca a talha do altar-mor e dos altares laterais.
(Distância: 2 km N)
A Igreja do Senhor do Socorro, Matriz de Travanca, está situada num largo com o Cruzeiro do Senhor do Socorro. Destaca-se a fachada frontal com a porta principal em moldura de arco abatido sobreposta de frontão triangular interrompido e uma janela em óculo circular.
(Distância: 2 km N)
Um cruzeiro protegido por uma estrutura quadrada com cobertura em coruchéu, tem em ambas as faces a imagem do Crucificado e de Nossa Senhora.
(Distância: 3 km N)
Um campo vedado para treinos e jogos de futebol da população local.
(Distância: 3 km S)
O Polidesportivo de Cimbres é um campo vedado ao ar livre, com espaço e marcações para treinos e jogos de futebol e andebol. Este campo está situado à saída de Cimbres, em direção à sede do Concelho.
(Distância: 3 km E)
Situada em Gogim, é uma ermida num monte com o mesmo nome e num local com uma vista espetacular a toda a volta, uma construção do século XVII, com a Senhora da Piedade no altar-mor. (Foto de Márcio Lourenço)
(Distância: 3 km S)
Deste ponto avista-se uma grande parte do concelho de Armamar e até ao vizinho concelho de Tarouca. Existe aqui a Ermida da Senhora da Graça, cuja construção pode ter ocorrido entre os século XVII e XVII mas com diversas remodelações até agora. (Foto de Vasco "CaXadores")
(Distância: 3 km E)
Igreja Paroquial de nave e capela-mor, destaca-se a sineira à esquerda da fachada principal e com acesso por escada exterior e o relógio de sol na parede sul.