Este ponto está situado na localidade Queimadela, na freguesia Queimadela.
(Distância: 214 m E)
Queimadela é referenciada no reinado de D. Afonso Henriques e depois nas inquirições de D. Afonso III e de D. Dinis. No tempo deste último rei, Queimadela e Figueira, do vizinho concelho de Lamego, formavam uma única freguesia pertencente a Lamego.
(Distância: 1 km NE)
Igreja de São Pedro, Matriz de Queimada, é uma igreja renascentista de nave e capela-mor com a sineira adossada no lado direito, num plano recuado e sacristia no lado esquerdo.
(Distância: 2 km NW)
A freguesia de Figueira tinha mais de 700 habitantes em 1950 e atualmente conta apenas 342 (2011). Foi sede de concelho no reinado de D. Fernando, no século XIV, sendo depois integrado no atual concelho de Lamego.
(Distância: 3 km E)
Igreja Matriz de Tões, é uma arquitetura maneirista e barroca de nave e capela-mor em plante longitudinal, ainda com uma capela lateral e um campanário no lado esquerdo da fachada.
(Distância: 3 km SW)
Uma freguesia com 405 habitantes em 2011, tinha mais do dobro de habitantes (897) em 1940, tendo reduzido a população desde aí.
(Distância: 3 km E)
A Igreja Paroquial de São Romão é uma construção de 1649 mas restaurada em 1928, em que se destaca a talha do altar-mor e dos altares laterais.
(Distância: 3 km NE)
Uma capela em que se destaca a fachada frontal composta pela porta principal encimada por uma janela de grandes proporções e ainda por um medalhão, todo o conjunto bastante decorado.
(Distância: 3 km N)
Capela de planta retangular com três naves, o portal em arco quebrado é a única abertura na fachada principal que é terminada numa cruz. A paisagem à volta do local é impressionante.
(Distância: 4 km N)
Um parque de merendas com diversas mesas e bancos, situado junto da capela com o mesmo nome e no meio de uma paisagem magnífica sobre toda a área em volta.
(Distância: 4 km NE)
Igreja dedicada a Nossa Senhora do Loureiro e situada em Aldeias de Cima, é uma igreja do século XX com uma torre sineira no lado direito com uma altura fora do normal, para ser vista de muito longe.