Este ponto está situado na localidade Goujoim, na freguesia Aricera e Goujoim.
(Distância: 941 m W)
A estação arqueológica mais conhecido de Armamar, ainda está atualmente em fase de descobertas e estudo bem como de classificação. Existem sinais de muralhas e da torre de vigia.
(Distância: 971 m W)
Igreja Matriz de Goujoim, é composta por nave e capela-mor com sacristia e torre sineira adossadas à direita, púlpito no lado do Evangelho, batistério no lado da Epístola e coro-alto.
(Distância: 2 km S)
Incluída na Zona de Proteção do Pelourinho de Granja do Tedo, está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
(Distância: 2 km S)
Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. Situado no meio de um largo perto do centro da localidade, o fuste de secção octogonal com a base e o topo quadrados, assenta sobre um bloco quadrado e sobre dois degraus. O capitel é decorado com uma carranca e um brasão de armas.
(Distância: 3 km S)
Uma capela situada no meio da localidade, destaca-se a sineira adossada à fachada, no lado esquerdo, terminada com uma cruz ao centro e pináculos piramidais sobre os cunhais. A fachada é aberta pela porta em arco perfeito sobreposta de um óculo circular e ladeada por duas portas.
(Distância: 3 km W)
Dedicada a São Cristóvão, é de planta longitudinal com nave e capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas, situada num recinto murado, no interior destaca-se os retábulos em talha dourada.
(Distância: 3 km W)
Aricera foi povoada na época romana, comprovado pelos vestígios existentes, sendo nesse tempo uma vila rústica onde havia exploração de minério. Pelos Censos 2011 Aricera tinha 157 habitantes em 70 núcleos familiares.
(Distância: 3 km W)
Uma pequena capela ou ermida situada à saída da povoação em direção à sede do Concelho, em que se destaca a fachada frontal com a porta ladeada por duas janelas e encimada por um óculo circular.
(Distância: 3 km SW)
Dedicada a São Cosme e São Damião, do século XVII, é considerada a igreja mais artística do concelho de Armamar, destaca-se a torre sineira ameada e a talha dourada barroca.
(Distância: 3 km SW)
Francisco Gomes Teixeira nasceu em São Cosmado em janeiro de 1851 e morreu no Porto em fevereiro de 1933, sendo sepultado na Igreja de S. Cosmado. Deixou um legado de grandes trabalhos científicos.