A fonte termina com um vaso em forma da taça, com plantas.
A meio da coluna tem um recorte onde está a data de 1910 e a data de 1953, possivelmente as datas de construção e recuperação.
Este ponto está situado na localidade Fontelo, na freguesia Fontelo.
(Distância: 34 m S)
Igreja Matriz de Fontelo composta por nave e capela-mor com sacristia e torre sineira adossadas no lado direito, talha dourada e talha em branco na capela-mor.
(Distância: 1 km SE)
Igreja dedicada a Nossa Senhora do Loureiro e situada em Aldeias de Cima, é uma igreja do século XX com uma torre sineira no lado direito com uma altura fora do normal, para ser vista de muito longe.
(Distância: 1 km SE)
Uma capela em que se destaca a fachada frontal composta pela porta principal encimada por uma janela de grandes proporções e ainda por um medalhão, todo o conjunto bastante decorado.
(Distância: 1 km W)
Um parque de merendas com diversas mesas e bancos, situado junto da capela com o mesmo nome e no meio de uma paisagem magnífica sobre toda a área em volta.
(Distância: 1 km W)
Capela de planta retangular com três naves, o portal em arco quebrado é a única abertura na fachada principal que é terminada numa cruz. A paisagem à volta do local é impressionante.
(Distância: 3 km S)
Igreja de São Pedro, Matriz de Queimada, é uma igreja renascentista de nave e capela-mor com a sineira adossada no lado direito, num plano recuado e sacristia no lado esquerdo.
(Distância: 3 km NW)
Há vestígios humanos na região que remontam à Idade do Bronze. Valdigem foi sede de concelho até 1834, sendo elevada à categoria de vila em 2003. Em 2013, juntamente com Parada do Bispo, forma a União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.
(Distância: 3 km S)
Igreja Matriz de Tões, é uma arquitetura maneirista e barroca de nave e capela-mor em plante longitudinal, ainda com uma capela lateral e um campanário no lado esquerdo da fachada.
(Distância: 3 km N)
A Barragem de Bagaúste é uma barragem um pouco diferente do que as pessoas estão habituadas a ver. A sua utilização é para a produção de energia elétrica e para permitir a navegação.
(Distância: 3 km E)
Um miradouro, situado próximo da Igreja Matriz, de onde se pode ver lá em baixo no vale a localidade de São Joaninho, mais à frente o vale do rio Douro e mais além a Serra do Marão.