Também conhecida como Ponte dos Frades, a Ponte de Mizarela é reclamada por duas freguesias, esta, a Ferral, pertencente ao concelho de Montalegre (Vila Real), e a freguesia de Ruivães, pertencente a Vieira do Minho (Braga). Atravessa o Rio Rabagão, que divide estes dois municípios, e consecutivamente os distritos.
Assenta sobre penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio, é sustentada por um arco de treze metros de comprimento.
É conhecida pelas suas crenças, lendas e também à fama de que foi palco, como serviu de passagem em 1809 às tropas de francesas comandadas por Soult, fugindo à perseguição dos soldados de Wellesley. Conhecida também por a Ponte do Diabo, como em sentido contrário, há a crença da fertilidade.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Ferral, na freguesia Ferral.
(Distância: 19 m W)
A Ponte de Mizarela une duas freguesias e assim é disputada por estas, a de Ruivães, pertencente a Vieira do Minho, e a de Ferral, pertencente a Montalegre.
(Distância: 3 km SW)
É conhecida como Igreja Paroquial de São Martinho de Ruivães, pois o São Martinho é o Orago da terra.
(Distância: 3 km SW)
Pelourinho possivelmente ao séc. XVI, é constituído por uma coluna cilíndrica de granito com base quadrada sobre três degraus de altura desigual.
(Distância: 3 km NW)
A expensas próprias Paulino José Costa mandou erigir a capela de Pincães, o cemitério, duas pontes e várias calçadas.
(Distância: 3 km NW)
Na Pedra de Água, construída em forma de cogumelo, a tampa funciona como um relógio de sol relativamente ao tempo de água de rega a que cada lugar da povoação tem direito.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 7 km N)
Casa do navegador João Rodriguês Cabrilho
(Distância: 7 km E)
Este marco miliário romano, na aldeia de Currais, freguesia de Reigoso, é um monolítico cilíndrico do séc. I a.C., e como outros que são considerados como Monumentos Nacionais desde 1910.
(Distância: 8 km SE)
Igreja velha de Salto, o ex-libris da vila, apresenta-se toda em pedra granítica. De traça românica, foi sofrendo remodelações ao longo do tempo.
(Distância: 9 km SE)
De referir que na parte traseira da igreja velha existem quatro túmulos antropomórficos, cobertos com tampas, tendo dois deles decorações e inscrições.