Mais uma maravilha que uma aldeia como a de São Julião de Montenegro carrega através da sua igreja.
De cariz românico, aponta para o século XIII, época da provável construção da Igreja de São Julião. Nos séculos XV e XVI realizam-se as pinturas murais. No século XIX realiza-se uma campanha de obras de remodelação, em que a estrutura românica desaparece.
Contudo, os elementos que ainda persistem são os cachorros, bem como uma pequena porta que se rasga na parede norte do edifício.
Desenvolve-se na longitudinal com uma planta retangular, é composta por três volumes justapostos, a nave e cabeceira retangulares, a segunda mais estreita e baixa. Adossada a esta, a sacristia igualmente retangular.
A fachada principal é axial e composta pelo portal retangular simples e encimado por um óculo, coroada por um campanário de dupla sineira e esta encimada por um cruz e dois pináculos laterais.
No interior revela-se uma importante pintura mural, surgindo alguns fragmentos a forrar as superfícies das paredes internas do templo.
Os vestígios concentram-se junto ao arco triunfal e em toda a superfície, constituindo-se um dos raros exemplares que testemunham a riqueza e a temática pictória que, de uma forma geral, existia no interior das igreja medievais.
Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade São Julião de Montenegro, na freguesia Eiras, São Julião de Montenegro e Cela.
(Distância: 126 m W)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 4 km E)
(Distância: 4 km NW)
Cruzeiro do meio de um encontro de ruas a servir de rotunda, foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1950.
(Distância: 4 km W)
Campo de jogos com marcações para diversas modalidades, situado no lado oposto em relação ao campo de futebol, para jogos das equipas da freguesia e visitantes.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 5 km W)
(Distância: 5 km W)
(Distância: 5 km SE)