O Edifício dos Paços do Concelho, que alberga o órgão máximo da vila, é também o edifício que recebe e dá as boas vindas aos visitantes vindos de Viana do Castelo pela estrada nacional. Está situado no Largo do Município, à entrada da vila.
Edifício de grande porte, de planta retangular, é constituído por dois pisos e dividido em três panos.
Possui seis janelas uniformes e retangulares em cada pano lateral, sendo as do piso superior formadas por um sacada de guarda de ferro. O pano central respeita à entrada, com o portal em arco de volta perfeita. Este está encimada por duas janelas sobrepujadas de um frontão triangular, e por uma sacada maior, abrangendo as duas janelas, com guarda de ferro.
Este frontispício é arrematado em arco, estando neste gravadas as armas do concelho, e está ladeado por pináculos.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Cerveira, na freguesia Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
(Distância: 76 m N)
Situado na Praça da Liberdade, no centro histórico da Vila, é um dos edifícios mais imponentes da localidade, remontando ao século XVIII depois de uma reedificação pois o original, do século XVI, sofreu um violento incêndio.
(Distância: 78 m N)
Também de nome São Cipriano, está situada no centro da vila. Esta Igreja está datada do século XVI, sob planta longitudinal formada por três naves retangulares e capela-mor. A esta estão adossadas à parte central duas torres sineiras, ligeiramente recuadas.
(Distância: 112 m N)
Nesta praça está situada na considerada zona histórica da vila, aqui se situam a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira e o Solar dos Castros.
(Distância: 119 m N)
A informação mais antiga aponta a origem do castelo para o reinado de D. Sancho II, que confirmou o foral de Elvas na qualidade de alcaide do Castelo de Cerveira.
(Distância: 119 m N)
Este pequeno templo religioso é datado do século XVII com arquitetura da época como o altar barroco em talha dourada, o teto forrado com caixotões com pinturas alusivas à Padroeira.
(Distância: 144 m N)
A Igreja da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira está situada intra muros das muralhas da vila, usualmente situadas o mais próximo possível do centro de poder, sendo esta uma das políticas das Misericórdias.
(Distância: 154 m NW)
Vila Nova de Cerveira é das poucas populações que lhes foram atribuídas dois forais, o primeiro em 1321 por D. Dinis e o segundo em 1621 com D. Manuel.
(Distância: 193 m NE)
Vila Nova de Cerveira tem presença humana desde a Pré-História, principalmente devido à sua situação junto do rio Minho, presença essa intensificada na romanização. Lovelhe, dada a sua situação próximo de Cerveira, teve um grande desenvolvimento demográfico. Em 2013 formam a União das duas Freguesias.
(Distância: 203 m NW)
Situada na parte histórica da vila, esta capela barroca apresenta uma planta longitudinal de uma só nave.
(Distância: 1 km SE)
A maior referência da freguesia de Loivo é o Mosteiro de Santa Maria de Loivo, fundado em 1477. Segundo a tradição, consta ter existido em Pedroso uma torre que os vizinhos derrubaram aos poucos para edificação das suas próprias casas. Nos finais do século XIV foi construído um Mosteiro Franciscano.