Com o seu território junto do rio Minho e a fazer fronteira com a sede do Concelho, Vila Nova de Cerveira, a história do território de Loivo vai até aos tempos muito recuados, contudo a maior referência da freguesia é o Mosteiro de Santa Maria de Loivo, fundado em 1477.
No lugar de Pedroso e segundo a tradição, consta ter existido uma torre que os vizinhos derrubaram aos poucos para edificação das suas próprias casas. Também nos finais do século XIV foi construído um Mosteiro Franciscano.
A verdade é que a história de Loivo, remontando a uma certa antiguidade, é somente na Baixa Idade Média que as referências surgem através dos seus mosteiros ali existentes, faltando apenas as provas da sua antiguidade.
Este ponto está situado na localidade Segirém, na freguesia Loivo.
(Distância: 936 m W)
A igreja que apresenta um traço simples do barroco do século XVIII, em tempos remotos pertenceu ao então Mosteiro Beneditino de Monjas que aqui existiu até à sua extinção no século XVI. Em 1320, na lista das igrejas pertencentes ao Bispado de Tui, era denominada de Sancte Marine de Lovho.
(Distância: 1 km NW)
O Edifício dos Paços do Concelho, que alberga o órgão máximo da vila, é também o edifício que recebe e dá as boas vindas aos visitantes vindos de Viana do Castelo pela estrada nacional. Está situado no Largo do Município, à entrada da vila.
(Distância: 1 km N)
Vila Nova de Cerveira tem presença humana desde a Pré-História, principalmente devido à sua situação junto do rio Minho, presença essa intensificada na romanização. Lovelhe, dada a sua situação próximo de Cerveira, teve um grande desenvolvimento demográfico. Em 2013 formam a União das duas Freguesias.
(Distância: 1 km N)
Também de nome São Cipriano, está situada no centro da vila. Esta Igreja está datada do século XVI, sob planta longitudinal formada por três naves retangulares e capela-mor. A esta estão adossadas à parte central duas torres sineiras, ligeiramente recuadas.
(Distância: 1 km NW)
Situado na Praça da Liberdade, no centro histórico da Vila, é um dos edifícios mais imponentes da localidade, remontando ao século XVIII depois de uma reedificação pois o original, do século XVI, sofreu um violento incêndio.
(Distância: 1 km N)
Nesta praça está situada na considerada zona histórica da vila, aqui se situam a Igreja Matriz de Vila Nova de Cerveira e o Solar dos Castros.
(Distância: 1 km N)
A informação mais antiga aponta a origem do castelo para o reinado de D. Sancho II, que confirmou o foral de Elvas na qualidade de alcaide do Castelo de Cerveira.
(Distância: 1 km N)
Este pequeno templo religioso é datado do século XVII com arquitetura da época como o altar barroco em talha dourada, o teto forrado com caixotões com pinturas alusivas à Padroeira.
(Distância: 1 km NW)
A Igreja da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira está situada intra muros das muralhas da vila, usualmente situadas o mais próximo possível do centro de poder, sendo esta uma das políticas das Misericórdias.
(Distância: 1 km NW)
Vila Nova de Cerveira é das poucas populações que lhes foram atribuídas dois forais, o primeiro em 1321 por D. Dinis e o segundo em 1621 com D. Manuel.