Não há muito a dizer sobre Túmulos Antropomórficos, contudo há freguesias que por vezes conservam um pouco a antiguidade, pela quantidade que os adros traseiros das igrejas nos mostram, e a Igreja de São João Batista é uma delas.
Na verdade não é vulgar semelhante quantidade e qualidade, principalmente este tipo de túmulos de construção em pedra, remontando ao período medieval, e que dificilmente chegam até agora na sua inteira perfeição.
Este ponto está situado na localidade Santo Amaro, na freguesia Reboreda e Nogueira.
(Distância: 41 m NW)
Igualmente com o nome de São João Baptista, a sua edificação pertenceu ao românico, vindo a ser reconstruída no séc. XVI e mantendo a forma até hoje.
(Distância: 174 m SW)
Dedicado a Santo Amaro, e segundo o único vestígio do arco triunfal, este templo religioso tem a sua origem no século XVII. A capela está situada a 150 metros a sudoeste da Igreja Paroquial de Reboreda, e é composta por nave e capela-mor em planta retangular.
(Distância: 408 m NE)
Reboreda, freguesia situada junto do Rio Minho, não tem um historial como as suas freguesias vizinhas, havendo apenas referências nas Inquirições Paroquiais. Reboreda ficou agregada a Nogueira na reorganização administrativa de 2013.
(Distância: 1 km S)
Uma escultura de José Rodrigues feita em ferro e inaugurada em agosto de 1985.
(Distância: 1 km S)
Uma paisagem sobre toda a região junto do rio Minho, sobre Vila Nova de Cerveira e Galiza.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SW)
Com o remate da fachada tipicamente barroca, remetendo a Igreja Paroquial para o século XVIII, o original tem a sua primeira referência documental no ano de 1156. Esta igreja estava incluída, no século XIII, na relação das igrejas no território Entre o Lima e o Minho pertencentes ao Bispado de Tui. Destaca-se na fachada a torre sineira.
(Distância: 1 km S)
Situada no monte com o mesmo nome, possivelmente é do século XIX, no mesmo local onde existiu uma outra primitiva ermida seiscentista. Uma tradição conta que ali perto da capela, numa gruta da penedia, vivia um ermitão que era o guardião da Senhora da Encarnação.