Situada a 150 metros a sudoeste da Igreja Paroquial de Reboreda, a capela que se encontra na encruzilhada de caminhos apresenta-se com uma cronologia do século XIX, contudo, e segundo o único vestígio do arco triunfal, este templo religioso tem a sua origem no século XVII.
Da sua história só o Santo Amaro atribui os desígnios ao templo, um nome imensamente apreciado nas hostes religiosas. Amaro, um rapaz que, com doze anos, foi para uma Ordem Beneditina cujo fundador foi São Bento, e do qual o Amaro ficou aos cuidados.
Um defensor da causa pelo amor, oração e silêncio, no seguimento dos passos de São Bento, fizeram do Santo Amaro um verdadeiro discípulo. O reconhecimento pelos seus irmãos da Ordem Beneditina, principalmente pelo Patriarca, teve como seu primeiro obstáculo difundir na Gália (atual França) a regra de São Bento, estávamos no século VI.
Capela orientada de leste/oeste, com a fachada principal para este ponto cardeal, apresenta uma planta retangular formada por uma nave e capela-mor.
A fachada principal é em frontão triangular, possuí o rasgo principal da porta em moldura reta encimado por um frontão de aletas interrompido pela base do janelão.
O portal é ladeado por duas janelas quadradas.
Este ponto está situado na localidade Santo Amaro, na freguesia Reboreda e Nogueira.
(Distância: 166 m NE)
Igualmente com o nome de São João Baptista, a sua edificação pertenceu ao românico, vindo a ser reconstruída no séc. XVI e mantendo a forma até hoje.
(Distância: 174 m NE)
Túmulos Antropomórficos da Idade Média, que estão bastante bem conservados na parte traseira do adro da Igreja de São João Batista. Este tipo de túmulos de construção em pedra, remontando ao período medieval, dificilmente chegam até agora na sua inteira perfeição.
(Distância: 582 m NE)
Reboreda, freguesia situada junto do Rio Minho, não tem um historial como as suas freguesias vizinhas, havendo apenas referências nas Inquirições Paroquiais. Reboreda ficou agregada a Nogueira na reorganização administrativa de 2013.
(Distância: 1 km S)
Uma escultura de José Rodrigues feita em ferro e inaugurada em agosto de 1985.
(Distância: 1 km S)
Uma paisagem sobre toda a região junto do rio Minho, sobre Vila Nova de Cerveira e Galiza.
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km SW)
Com o remate da fachada tipicamente barroca, remetendo a Igreja Paroquial para o século XVIII, o original tem a sua primeira referência documental no ano de 1156. Esta igreja estava incluída, no século XIII, na relação das igrejas no território Entre o Lima e o Minho pertencentes ao Bispado de Tui. Destaca-se na fachada a torre sineira.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km S)
Situada no monte com o mesmo nome, possivelmente é do século XIX, no mesmo local onde existiu uma outra primitiva ermida seiscentista. Uma tradição conta que ali perto da capela, numa gruta da penedia, vivia um ermitão que era o guardião da Senhora da Encarnação.