Do monte da Senhora da Encarnação como o ponto mais alto de Lovelhe, chega-nos uma verdadeira paisagem verdejante com o rio Minho a correr para o Atlântico, vindo de Espanha.
É na verdade uma confirmação que o rio Minho transcende para uma paisagem maravilhosa e verdejante nas zonas ribeirinhas e em todo o seu redor. Talvez por obra do acaso ou até mesmo por obra do Divino, o rio ali mesmo, em frente a Lovelhe, permite a formação de duas pequenas ilhotas que são chamadas de Boega e Amores.
Duas ilhas que contemplam Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, sendo a de Boega maior que a dos Amores. Da segunda não se sabe da proveniência do seu nome, talvez pelas suas linhas que permitem ver a semelhança de um coração. Vá-se lá saber do que a Natureza é capaz!
Este ponto está situado na localidade Lovelhe, na freguesia Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
Estas coordenadas indicam o local do Miradouro descrito no texto, junto da Capela.
(Distância: 8 m N)
Situada no monte com o mesmo nome, possivelmente é do século XIX, no mesmo local onde existiu uma outra primitiva ermida seiscentista. Uma tradição conta que ali perto da capela, numa gruta da penedia, vivia um ermitão que era o guardião da Senhora da Encarnação.
(Distância: 217 m NE)
(Distância: 240 m NE)
Uma paisagem sobre toda a região junto do rio Minho, sobre Vila Nova de Cerveira e Galiza.
(Distância: 254 m NE)
Uma escultura de José Rodrigues feita em ferro e inaugurada em agosto de 1985.
(Distância: 968 m NW)
Com o remate da fachada tipicamente barroca, remetendo a Igreja Paroquial para o século XVIII, o original tem a sua primeira referência documental no ano de 1156. Esta igreja estava incluída, no século XIII, na relação das igrejas no território Entre o Lima e o Minho pertencentes ao Bispado de Tui. Destaca-se na fachada a torre sineira.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km SW)
Vila Nova de Cerveira tem presença humana desde a Pré-História, principalmente devido à sua situação junto do rio Minho, presença essa intensificada na romanização. Lovelhe, dada a sua situação próximo de Cerveira, teve um grande desenvolvimento demográfico. Em 2013 formam a União das duas Freguesias.
(Distância: 1 km NW)
Este forte insere-se na lista das fortalezas que integravam a linha defensiva da margem esquerda do Rio Minho e da costa Portuguesa.
(Distância: 1 km N)
Dedicado a Santo Amaro, e segundo o único vestígio do arco triunfal, este templo religioso tem a sua origem no século XVII. A capela está situada a 150 metros a sudoeste da Igreja Paroquial de Reboreda, e é composta por nave e capela-mor em planta retangular.