Para o investigador Alberto Pereira de Castro, a Casa do Poço é um dos edifícios mais antigos da zona intramuros da Vila. Torna-se assim difícil de determinar as suas origens supondo que a propriedade se relacione com gente ligada à defesa da Praça sobretudo pela sua localização, próxima das portas principais, a cisterna e o primitivo castelo.
De planta losangular com torreão adossado a poente bem como outros corpos retangulares e mais baixos um piso relativamente à construção principal, anexos a noroeste e poente.
O corpo principal possui cobertura a quatro águas e, atendendo ao desnível topográfico de um piso existente entre o cunhal nascente e poente, desenvolvendo-se em três pisos, embora na extremidade poente sejam visíveis apenas dois e os anexos evidenciem apenas um.
Na fachada principal, virada a sudeste, a entrada faz-se por pequeno pátio estabelecido a uma cota intermédia relativamente à rua, protegido por guardas de ferro modeladas por esteios em pedra.
As fachadas nordeste e noroeste encontram-se num cunhal sublinhado, no último piso, por um ligeiro avanço horizontal, prolongado até pouco mais de metade das fachadas.
Este ponto está situado na localidade Valença, na freguesia Valença, Cristelo Covo e Arão.
(Distância: 35 m W)
Igreja Matriz de Valença, também conhecida como Nossa Senhora das Dores, é um templo românico do século XIII, tendo perdido a traça original devido ao restauro.
(Distância: 44 m S)
É um edifício neoclássico do século XIX caracterizado pela fachada principal, que apresenta um esquema rico de jogo alternado de vãos.
(Distância: 49 m W)
Esta igreja é datada do século XVIII, mais concretamente do ano de 1749 segundo a inscrição da arquitrave do portal lateral.
(Distância: 85 m S)
Está situado na parte interior das muralhas, mais concretamente no centro da vila, ao lado da Igreja da Colegiada, com um poço e um pequeno tanque.
(Distância: 114 m S)
Esta igreja pertence ao centro histórico de Valença, edificada no século XIII, templo românico com reconstrução neoclássica.
(Distância: 200 m S)
A Casa do Eirado, casa senhorial datada do século XV, está situada na praça com o mesmo nome, no centro histórico de Valença.
(Distância: 227 m S)
Situada no perímetro exterior da fortaleza, uma das quatro fontes do século XVIII, é construída em cantaria de granito aparente.
(Distância: 255 m S)
Uma cidade com atualmente cerca de 14.000 habitantes, recebeu foral do rei D. Sancho I e subiu em 2009 à categoria de cidade. -
Câmara Municipal de Valença - Praça da República 14, 4930-762 Valença
(Distância: 355 m S)
A Praça Forte de Valença surgiu como uma pequena fortificação, nos finais do século XII e princípios do século XIII, para defesa da povoação e da travessia daquele trecho do rio Minho
(Distância: 481 m S)
Precisamente no ano de 1700, a Capela Militar de Bom Jesus ficou apta para ser sagrada, o que veio acontecer no dia 1 de Novembro.