Muito bem posicionada geograficamente, a freguesia de Ganfei vive de uma história marcadamente religiosa, em que tem como sua primeira referência o Mosteiro Beneditino entre os anos de 1112 e 1128, na doação que recebeu D. Teresa.
Mesmo tendo origem no século XII, a sua verdadeira fundação foi feita durante o período visigótico, demonstrando que a antiguidade de localidade remonta ao século V.
Foi sob o Mosteiro que a localidade tomou o atual nome. Depois deste edifício ter sido destruído no ano 1000, a reconstrução ficou a cargo de um cavaleiro francês que se tornou santo, chamado Ganfried ou Ganfei. Igualmente Ganfei tem no seu território o primeiro santo português de seu nome São Teotónio, homem dos finais do século X e metade do XI.
Este ponto está situado na localidade Pedreira, Ganfei, na freguesia Ganfei.
(Distância: 10 m W)
Estátua, em Ganfei, do primeiro Santo de Portugal, São Teotónio, nascido no ano de 1082.
(Distância: 10 m W)
Foi fundada em 1618 pelo Rev. P. Simão Lopes de Lima, para receber uma relíquia de S. Teotónio a quem foi dedicada, sendo este o local onde nasceu o Santo.
(Distância: 340 m N)
Capela barroca do século XVIII, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, desenvolve-se na longitudinal de planta retangular, com a fachada principal simples que termina em empena triangular delimitada por pilastras nos cunhais sobrepostos de pináculos piramidais.
(Distância: 565 m NE)
A Capela de Santa Rita de Cássia, edificada na rua com o mesmo nome, entra na lista dos Templos Religiosos rurais, não havendo mais informações sobre a mesma. Destaca-se a decoração da fachada e a sineira sobre o vértice, ladeada por pináculos.
(Distância: 574 m W)
Sendo um Mosteiro Beneditino, remonta provavelmente ao século VII. Contudo a sua fundação foi feita no período visigótico.
(Distância: 577 m W)
Sendo atualmente a Igreja da freguesia de Ganfei, foi também a Igreja do Convento. Igreja da época do românico, foi alterada em estilo barroco.
(Distância: 2 km E)
Verdoejo é uma freguesia cuja antiguidade remonta à Pré-história, segundo vestígios encontrados. O povoamento deste território tem uma origem anterior ao século XII. Segundo as Inquirições, as primeiras referências de Verdoejo remontam ao ano de 950.
(Distância: 2 km E)
Situado próximo da Igreja Matriz, o cruzeiro está fechado dentro de uma capela, apresentando imagens nas duas faces respetivamente do Cristo Crucificado e da Nossa Senhora do Rosário sobreposta por símbolos da Paixão.
(Distância: 2 km E)
A primeira localização da igreja era no lugar do Adro Velho, talvez se devesse à circunstância da existência de um Cemitério Medieval. Em 1691 foi transferida para a atual localização. Entrou em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
(Distância: 3 km NE)
O Adro Velho é um lugar onde se situa um Cemitério Medieval. É uma Necrópole Medieval com duas sepulturas medievais / monolíticas antropomórficas. Existe ainda um cruzeiro do século XVI com uma figura de Cristo, anatomicamente desproporcionado.